Nota de pesar pelo falecimento de Miriam Jorge Warde

É com imensa tristeza que a ANPEd emite esta nota de pesar pelo falecimento da Profa. Dra. Mirian Jorge Warde, anunciada nesta sexta-feira, 22 de setembro de 2023. Ela atuava como docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sua importância está destacada e registrada em uma trajetória voltada ao campo da educação, particularizada nos estudos e debates acerca da História da Educação. Acresce-se a esta trajetória, sua militância e envolvimento com a produção e circulação do conhecimento, seja na condição de Pesquisadora Sênior e Consultora do CNPq, perpassando sua integração em corpos editoriais de periódicos nacionais e internacionais, até sua participação destacável em sociedades e associações.

Especialmente na ANPEd, além de integrar o GT 02, esteve na Coordenação do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Educação (Forpred) no biênio 1993-1995, quando desencadeou as discussões sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileiro.