Diretoria "ANPEd em Movimento(s)!" assume gestão da Associação no biênio 2023-2025

A diretoria "ANPEd em Movimento(s)!" assumiu, nesta terça-feira (12/12), a gestão da Associação no biênio 2023-2025. A cerimônia de posse foi realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) onde a nova presidenta, Miriam Fábia Alves, é docente.

A diretoria também é composta por Célia Bettiol (UEA) - vice-presidenta Norte; João Batista Carvalho Nunes (UECE) - vice-presidente Nordeste; Fabiany de Cássia Tavares (UFMS) - vice-presidenta Centro-Oeste; Rosa Fátima de Souza Chaloba (UNESP) - vice-presidenta Sudeste; Angela Scalabrin Coutinho, (UFPR) - vice-presidenta Sul; Ana Cláudia da Silva Rodrigues (UFPB) - Primeira Secretária; Patrícia Baroni (UFRJ) - Segunda Secretária; e Claudio Pinto Nunes (UESB) - Diretor Financeiro.

Em seu discurso, Miriam revisitou sua trajetória pessoal na ANPEd até chegar à diretoria em 2015, onde permaneceu durante os últimos oito anos – marcados por retrocessos, desmontes e ataques à educação pública.

Lembrando Paulo Freire, a presidenta da ANPEd destacou a importância de se visitar o amanhã sustentando o profundo engajamento no agora. Assim, em meio aos desafios, Miriam enfatizou que os últimos anos também foram marcados por iniciativas de resistência, como o Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), além das reuniões regionais e nacionais da ANPEd na região Norte  – inclusive em meio à pandemia e ao governo Bolsonaro, em 2021.

Em 2023, no contexto do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ela lembrou a retomada do diálogo com o Ministério da Educação (MEC), o que fortalece a ANPEd ao mesmo tempo em que coloca novos desafios e exige capacidade crítica de intervenção na realidade.

“Nesse sentido, reafirmamos o compromisso de fortalecer a ANPEd e a interlocução com as instâncias da Associação, a sociedade e a comunidade”, reiterou Miriam referindo-se à gestão "ANPEd em Movimento(s)!". Na mesma direção, a presidenta defendeu o fortalecimento da interlocução com espaços governamentais, tendo como parâmetros os princípios democráticos e éticos.

A Primeira Secretária, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, leu os compromissos da gestão para os próximos dois anos, entre os quais estão: construir uma agenda de debates públicos para enfrentar os desafios da pesquisa e da pós-graduação em Educação, fortalecer a participação da ANPEd em instâncias decisórias na área, além de manter a Associação como espaço de reflexão sobre as políticas educacionais. Leia o Plano de Gestão da diretoria "ANPEd em Movimentos!".

Em transmissão ao vivo fechada às pessoas associadas, a cerimônia contou com participação remota, entre outras, de Nilda Alves (UERJ) e Marcelo Mocarzel ((Universidade Católica de Petrópolis), membros do Conselho Fiscal 2021-2023, que leram o relatório de aprovação das contas da entidade.

Também tomou posse o novo Conselho Fiscal integrado por Rafael Fonseca de Castro (UNIR), Maria Beatriz Luce (UFRGS | Unipampa) e José Rubens Jardilino (UFOP). Os suplentes são João Ferreira de Oliveira (UFG), Karine Morgarv (UERJ) e Marcelo  Mocarzel.

Despedida

Ao falar sobre sua gestão, Geovana Lunardi, preferiu não fazer um discurso de despedida, pois lembrou que ao longo de seu período como presidenta da ANPEd, nos biênios 2019-2021 (gestão "ANPEd, Presente!") e 2021-2023 (gestão "ANPEd mais Presente!"), teve inúmeros momentos em que pode falar com as instâncias e pessoas associadas.

Além disso, Geovana diz que “não se despede da ANPEd, mas se muda de posição”, relembrando sua trajetória de 25 anos na Associação. Assim, agora, ela diz que vai se juntar ao grupo de ex-presidentas, colocando-se à disposição para contribuir com a gestão ANPEd em Movimento(s)!.

Forpred e Fepae

A cerimônia também foi marcada pela posse das novas coordenações nacionais do Forpred e do Fepae para o biênio 2023-2025. A coordenadora do Forpred é Andréia Ferreira da Silva (UFCG) e a vice, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (UFOPA). A coordenação do Fepae será exercida por Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ) e a vice-coordenação por Olívia Medeiros Neta (UFRN). A dupla foi reeleita.