Forpred elege nova coordenação 2014-2015

O Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (Forpred) elegeu sua nova coordenação para o período de 2014 e 2015, com chapa formada por Márcia dos Santos Ferreira (UFMT/Cuiabá) e Samuel Mendonça (PUC/Campinas).

A reunião, que ocorreu nos dias 03 e 04 de dezembro na UERJ, também teve como pontos de pauta a boa vinda aos novos programas, discussão sobre Resolução de Ética na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas e debate sobre reivindicações e proposições para a coordenação de área de Educação na Capes - clique aqui e veja vídeo em Romualdo Portela de Oliveira fala sobre os desafios para sua gestão.

20141203 095112

O Forpred conta atualmente com 132 programas institucionais associados - dentre os novos estão os PPGEs da UFFS, UFG Jataí, Ufopa, UFRPE, UFRPE, Uniara, Unir e UPE Mata Norte.

Confira entrevista com a nova coordenadora do Forpred, Márcia dos Santos Ferreira (UFMT-Cuiabá), que esteve como vice na gestão de Jefferson Mainardes (UEPG), último coordenador do Fórum.

Marcia 30jul14 2

- Como foi o processo de eleição para a coordenação que você está assumindo?

Márcia dos Santos Ferreira - Em outubro de 2013 fui eleita vice-coordenadora do Forpred, após a saída do Prof. Alfredo Macedo Gomes (UFPE), e, a partir de então, passei a colaborar com o Prof. Jefferson Mainardes (UEPG) em algumas das ações do fórum, que são orientadas pela consulta aos coordenadores dos programas que o integram.
Em outubro deste ano, as coordenações regionais do Forpred já haviam sido renovadas, e a eleição de 4 de dezembro para a coordenação nacional ocorreu conforme previsto, uma vez que nosso mandato já havia terminado.
Os membros do Forpred presentes à reunião realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, na UERJ, aprovaram a proposta de definição do término deste mandato em outubro de 2015, de forma que as eleições para a direção da Anped e para a coordenação nacional do Forpred coincidam e se realizem em nossas reuniões nacionais, a cada dois anos.
Assumo ao lado do Prof. Samuel Mendonça, eleito como vice-coordenador, e, assim, mantemos a proposta de garantia da diversidade regional na coordenação do Forpred, uma vez que sou coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, e Samuel é coordenador do Programa da PUC Campinas.

- Qual o desafio que espera encontrar a frente do Fórum?

Nosso principal desafio é manter a dinâmica de diálogos estabelecida na gestão do Prof. Jefferson Mainardes, que se desenvolveu entre os coordenadores, com a direção da Anped, com a coordenação de área da Capes e demais interlocutores. Esta capacidade de diálogo é uma conquista que precisa de constante renovação, consolidação e expansão, de forma que as discussões dela decorrentes contribuam para o fortalecimento da pós-graduação em Educação no Brasil.