CONEPED reúne editores de todo brasil

reportagem e imagens: Camilla Shaw

O I Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação foi realizado entre os dias 12 e 13 de junho, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. Inicialmente programado para acontecer durante três dias, a organização do evento decidiu antecipar as atividades do dia 14, para participar e fortalecer a Greve Geral, convocada por diversos sindicatos do país.
 

 

 

Vice-presidente Sul da ANPEd, Geovana Lunardi (UDESC), explica a decisão da comissão organizadora do I Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação de adiantar as atividades do dia 14 de junho e aderir à greve geral.

 

O evento, promovido pela ANPEd, FEPAE e RBE, reuniu editores e pesquisadores de educação de todo o Brasil. Além disso trouxe convidados internacionais como Gustavo Fischman, da Universidade do Estado de Arizona (EUA), German Alvarez Mendiola, CINENVAST/Comie (México), Maria Alfredo Moreira, da Universidade do Minho (Portugal) e Ivonne Lujano, Embaixadora DOAJ para a América Latina (México).

Geovana Lunardi (UDESC), vice-presidente Sul da ANPEd e organizadora do evento, ressalta a importância da interlocução entre os editores tanto em nível nacional quanto internacional. Além disso afirma que “a ideia principal é que a gente possa, com essa iniciativa, partilhar boas práticas, enfrentar os desafios e pensar alternativas conjuntas que possam melhorar o já temos feito no campo e todos os desafios que nós temos que enfrentar ainda, especialmente neste momento atual, que é tão complicado e que a produção científica está sofrendo tanto ataque, como as revistas e a própria universidade".

 

Ângelo Ricardo de Souza (UFPR), coordenador da área de Educação da Capes, durante reunião com editores

 

Um dos debates mais esperados do evento, foi a reunião com o coordenador da área de Educação da Capes, Ângelo Ricardo de Souza (UFPR), na tarde da quinta-feira, 13 de junho, Souza conversou com os editores durante mais de duas horas. Para o atual coordenador essa reunião garante a transparência em relação aos processos avaliativos, “a coordenação de área, o nosso coordenador, que foi o professor Robert Verhine, os adjuntos, Luiz Sousa Junior e eu, vem o tempo todo insistindo na ideia que critérios avaliativos, processos avaliativos, tem que ser dialogados com as pessoas diretamente envolvidas no processo, seja de um lado os professores coordenadores de programas de pós-graduação, seja com os editores de periódicos”.

O evento foi composto de atividades como conferências, mesas, minicursos, apresentações de  pôsteres e reuniões da área. Para Rafael Marques Gonçalves, docente da Universidade Federal do Acre, o CONEPED possui uma relevância muito importante, “tanto que eu me desloquei lá do Acre  aqui para Florianópolis, para buscar, a partir dos minicursos que foram oferecidos, das palestras, outras experiências e outras formas de gestão acadêmica de periódicos para consolidar o periódico que a gente tá iniciando lá na universidade”.

Rafael Marques Gonçalves, docente da Universidade Federal do Acre

 

Clique aqui e confira as fotografias do evento.

Clique aqui e confira todos os vídeos do evento.