Programa Bibliografia Viva homenageia o professor Luiz Antônio Cunha no dia 26 de março

O Programa Bibliografia Viva, ao retomar suas atividades, para o 1º  episódio da 4ª  temporada, homenageia o professor Luiz Antônio Cunha. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 26 de março, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.

O pesquisador nasceu na cidade de Araguari (MG), em 6 de julho de 1943 e ainda criança acabou por migrar para a capital paulista. Luiz Antônio Cunha foi professor de diversas instituições ao longo de sua carreira como a PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas, UNICAMP, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre atividades políticas, viagens a trabalho para Guiné-Bissau ou França e trabalhos de diversos tipos atuando como consultor internacional, professor universitário e pesquisador e membro do Conselho Nacional de Educação publicou diversos livros que são obras fundamentais para entender principalmente o ensino médio e a universidade durante o século XX no Brasil. Seu olhar crítico sobre a educação nacional cobre diferentes frentes de pesquisa, entre pesquisa social, consultorias, pesquisa científica e acadêmica e orientações de graduação e pós-graduação.  Não gratuitamente, fui Titular da Chaire des Sciences Sociales Brésiliennes “Sérgio Buarque de Holanda”, junto à Maison des Sciences de l’Homme (Paris) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro o título de Professor Emérito em 2014.

Trajetória acadêmica

O pesquisador inicia seus estudos em Sociologia apenas duas semanas antes do golpe militar de 1964, curso iniciado na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e concluído na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1967. Entre atividades políticas, viagens a trabalho  ao continente africano e trabalhos de diversos tipos atuando como consultor internacional, professor universitário e pesquisador realiza o seu mestrado na PUC-Rio e seu doutorado na PUC-SP, ambos na área de Educação o primeiro cursado entre 1970 e 1972 e o segundo, entre 1977 e 1980.

Bibliografia Viva

A Roda de Conversa sobre a educadora será conduzida por Luciano Mendes de Faria Filho(UFMG) e Vanessa Eleutério (UFMG), que terão como convidados Janete Lins Azevedo (UFPE), Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes (IFRN), José Antonio Sepúlveda (UFF), Carlos R. Jamil Cury (PUC-Minas/UFMG). O homenageada não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Programa Bibliografia Viva, em suas temporadas anteriores, já homenageou vários intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais e da sociedade civil organizada:  Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè,  Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Áudio Visual da FaE/UFMG -  todos na UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação – GERAES e também contamos com a parceria com o Coletivo Troca. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

Serviço:

Política, Educação e Democracia na obra de Luiz Antônio Cunha

Data: 26/03/2024 - Terça-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

Contatos e redes

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com