Iphan lança edital 2024 para Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural; inscrições até 18 de março

O Iphan lança edital discente para ampla concorrência do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural - 2024. O Edital visa ao preenchimento de vagas para a concessão de 10 bolsas de estudo, custeadas com recursos próprios do Instituto, no valor de R$ 2.100,00, durante 24 meses. E além dessas 10 vagas prioritárias, serão selecionados candidatos para até 03 vagas reservas, a serem acionadas no caso do não preenchimento de uma ou mais vagas prioritárias e caso haja disponibilidade orçamentária.

Acesse mais informações e o edital.

Nesta edição, estão previstas ações afirmativas, por meio de critérios diferenciados de pontuação, para candidatos negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência na seleção dos mestrandos do Programa.

O Mestrado Profissional destina-se a formar profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.

As inscrições se darão até 18 de março e o início das atividades dos candidatos selecionados está previsto para 02 de setembro de 2024, conforme determinações do Edital de Seleção do Mestrado disponível no Portal do Iphan.