II Seminário O Sistema de Avaliação da Pós-graduação Brasileira | 17 a 19 de setembro | UFMG

Clique aqui e acompanhe ao vivo as atividades desta segunda-feira (17).

*Confira a programação completa do evento ao final da notícia. 

A ANPEd, em articulação entre sua Diretoria e seu Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação – FORPREd, convida coordenadores(as) de programas de pós-graduação em Educação para participarem do II Seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade", no período de 17 a 19 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte (bairro Pampulha).

Assim como o evento realizado em abril de 2017 em Fortaleza/CE (clique aqui e confira cobertura), o seminário se coloca como espaço de diálogo e objetiva discutir o sistema de avaliação da pós-graduação em Educação no Brasil, reconhecendo que o início de um novo ciclo de avaliação dos programas da área que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação, vinculado a CAPES/MEC, apresenta-se como momento fecundo para a análise de seus limites e possibilidades no que se refere à articulação entre expansão e qualidade.

Público alvo e inscrições

O Seminário destina-se aos coordenadores de programas de pós-graduação em Educação no país, sendo um representante por PPGE, em função do espaço disponível para a realização do evento (o espaço reservado tem capacidade para 200 pessoas), sendo assim as inscrições são limitadas.

Os interessados em participar do Seminário devem fazer sua inscrição, que é gratuita, a partir de 01 de agosto (quarta), utilizando formulário eletrônico (clique aqui para acessar). Será expedida certificação para todos os participantes inscritos no Seminário.

Confira a programação:

17 de setembro (segunda) 

Abertura (8h – 8h30)

Mesa 1 – Avaliação da Pós-Graduação: onde estamos e para onde queremos ir? (8h30 – 10h45)

Palestrantes: Robert Evan Verhine (CAPES), Joviles Vitório Trevisol (FOPROP), Ildeu de Castro Moreira (SBPC) e Flávia Calé da Silva (ANPG)
Moderador: Mário Azevedo (UEM/ Diretoria ANPEd)

Mesa 2 – Métricas de Impacto nos Periódicos e Internacionalização na Área de Educação: problemas e perspectivas (11h – 12h30)

Palestrantes: Daniela Ximena Véliz Calderón (PUC/Chile) e José Luís Bizelli (UNESP/FEPAE)
Moderador: Claudio Pinto Nunes (UESB/FEPAE)

Mesa 3 – Desafios e Perspectivas da Pós-Graduação em Educação no Atual Quadriênio (14h às 18h)

Palestrantes: Robert Evan Verhine (UFBA), Angelo Ricardo de Souza (UFPR) e Luiz Sousa Junior (UFPB)
Moderador: João Batista Carvalho NUNES (UECE/ FORPRED)

18 de setembro (terça)

Discussão do Documento de Área e dos indicadores para programas acadêmicos e profissionais, a partir dos relatórios dos GTs e da proposta enviada à SBPC, a fim de se elaborar uma proposta da ANPEd/FORPREd (8h às 12h)
Coordenação: Diretoria da ANPEd e Coordenação do FORPREd

Mesa 4 – Documento de Área e Indicadores para a Avaliação da Pós-Graduação em Educação: proposta da ANPEd/FORPREd (apresentação das propostas discutidas em grupo) - 14h às 18h
Coordenação: Andréa Barbosa Gouveia (UFPR/ANPEd), João Batista Carvalho Nunes (UECE/FORPREd), Maria de Fátima Cardoso Gomes (UFMG/FORPREd) 
Debatedor: Robert Verhine (UFBA)

19 de setembro (quarta)

Workshop “Estratégias para o Fortalecimento dos Programas 3 e 4 em Educação” (8h30 – 12h30 / 14h – 18h)

Coordenação: João Batista Carvalho Nunes (UECE/FORPREd) e Maria de Fátima Cardoso Gomes (UFMG/FORPREd)

 

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Institucional

Institucional