GT 08 da ANPEd realizará simpósio sobre formação de professores em maio na UECE; inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o V Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil (SGPFPB), que será realizado no período de 15 a 17 de maio de 2024, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus Itaperi, em Fortaleza, reunindo pesquisadores brasileiros vinculados à Grupos de Pesquisa que investigam a Formação de Professores.

O evento é uma promoção do GT 8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em articulação com Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).

O objetivo do Simpósio é contribuir para a socialização e o acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa sobre formação de professores nas diferentes regiões e estados da federação.

A preocupação com a configuração da formação de professores como campo de estudo no Brasil sustenta a emergência do Simpósio, estratégia epistêmica, política e pedagógica constituída pelos pesquisadores do GT8 da ANPEd para conhecer, problematizar e fazer avançar esse campo de conhecimento e de investigação.

O debate nacional sobre a formação de professores apresenta-se oportuno em vista da retomada da democracia na vida social e política do país, sobretudo, para recolocar a discussão acerca dos processos e políticas tramitadas no último septênio e que repercutem regressivamente sobre a formação desse profissional da Educação. Também realça a relevância do V Simpósio no envolvimento de grupos de pesquisa das cinco regiões brasileiras, garantindo a pluralidade do debate e estabelecendo uma rede de contato entre os programas de pós-graduação e seus grupos de pesquisa que investigam a formação de professores.

A quinta edição do Simpósio, após 18 anos de realização, permitirá o mapeamento de aspectos do campo científico nos quais as pesquisas avançaram e no que precisam avançar, incluindo a análise do aporte teórico, das metodologias e de parcerias internacionais.

Inscrições, submissão de trabalhos e mais informações em:

https://uece.br/eventos/simposioprof/