FORPREd realiza na próxima terça (13) seminário temático sobre EaD, educação híbrida e qualidade; acompanhe transmissão online

O Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) realizará no dia 13 de junho, terça-feira, das 19h às 21h, o seminário temático "A Pós-Graduação em desdobramentos: EaD, educação híbrida e qualidade". A atividade, que ocorrerá de forma online com transmissão pelo canal do Youtube da ANPEd Nacional, contará com as participações de Maria Luisa Furlan Costa (UEM), Katia Morosov Alonso (UFMT), Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS) e Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG | FORPREd CO).

A live terá por objetivo debater elementos e aspectos sobre a inserção de outros modos de organização didático-pedagógica no desenvolvimento da pós-graduação. De acordo com os organizadores, é de conhecimento da comunidade acadêmica brasileira que a LDB/1996 trouxe ao cenário educacional brasileiro a possibilidade de se trabalhar com a educação a distância (EaD) nos diferentes níveis da educação nacional. Mais recentemente, a Capes propôs regulamentação sobre a oferta de PPGs por meio da EaD sem ter debatido suficientemente a temática.

Ao mesmo tempo, com o uso mais intenso das tecnologias digitais nos processos de formação, outras nominações ganham espaço nesse debate. Assim, termos como ensino remoto emergencial, educação hibrida, metodologias ativas, entre outros, vão se configurando como alternativas nesse contexto.

A atividade irá apresentar elementos que definem a EaD, a educação hibrida e trazer as discussões e encaminhamentos dados, até o momento, para se pensar propostas, considerando a pós-graduação no cenário das tecnologias digitais, com vistas à qualidade da formação.