Associadas/os da ANPEd integram Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, que planeja universidade

Está sendo realizada nos dias 29 e 30 de agosto a primeira reunião ordinária da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), na sede do Ministério da Educação (MEC) em Brasília. O primeiro dia de atividades deu posse aos membros e debateu o I Plano Nacional de Educação Escolar Indígena.

A ANPEd é representada na CNEEI pelo associado Prof. Dr. Leonardo Ferreira Peixoto (UEA) membro titular do GE Cotidianos: Éticas, Estéticas e Políticas e pela Profa. Dra. Fabiana Maia Garcia (UFAM) Vice-presidente Norte da ANPEd. 

No segundo dia do encontro estão previstos debates sobre regimento interno, planejamento interno e sobre a criação da primeira Universidade Indígena.  

"Sinto-me honrado e muito feliz em poder fazer parte dessa história, representando a ANPEd e levando comigo os saberes, os sabores, os aromas e a força dos povos indígenas da tríplice fronteira amazônica, onde vivo há quase 11 anos", afirma Peixoto. "Como disse a deputada federal Célia Xakriabá, estamos prontos para ter a primeira Universidade Indígena do Brasil, mas não só isso. Precisamos também instituir e federalizar a carreira do magistério indígena, das professoras e professores indígenas que atuam nas escolas indígenas e vivem a triste realidade dos contratos precários e não enfrentam os executores e legisladores dos seus municípios, porque dependem dos seus contratos", destaca (confira depoimento completo ao final).

A Comissão se efetiva através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), mais especificamente da Diretoria de Políticas e Educação do Campo, Educação Escolar Indígena. 

A CNEEI tem como atribuições assessorar o MEC na coordenação e execução das ações de Educação Escolar Indígena no país; propor metas e medidas para a formulação de planos e programas de trabalho a serem executados pelo MEEC; manifestar-se sobre questões afetas à Educação Escolar Indígena, por iniciativa própria ou quando solicitada; acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI), do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos planos estaduais e municipais que contemplam a Educação Escolar Indígena; dentre outras.

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Depoimento de Leonardo Ferreira Peixoto
(UEA) e membro titular do GE Cotidianos: Éticas, Estéticas e Políticas

"Sinto-me honrado e muito feliz em poder fazer parte dessa história, representando a ANPEd e levando comigo os saberes, os sabores, os aromas e a força dos povos indígenas da tríplice fronteira amazônica, onde vivo há quase 11 anos. Como disse a Deputada Federal Célia Xakriabá, estamos prontos para ter a primeira Universidade Indígena do Brasil, mas não só isso. Precisamos também instituir e federalizar a carreira do magistério indígena, das professoras e professores indígenas que atuam nas escolas indígenas e vivem a triste realidade dos contratos precários e não enfrentam os executores e legisladores dos seus municípios, porque dependem dos seus contratos.

É fundamental também que a gente supere a hegemonia da escrita nos processos escolares, porque o saber ou não da escrita da língua portuguesa tem sido critério de validação das aprendizagens dos indígenas em todos os níveis de ensino. Temos que enfrentar isso na nossa Associação e na CAPES, orientamos professoras e professores indígenas que sabem muito mais de educação indígena do que nós e estes são obrigados a escrever teses e dissertações em um padrão de produção de conhecimento colonizador. É urgente e necessário que a gente possa defender a existência de outras possibilidades de difusão dos nossos ’conhecimentossignificações’ para além dos textos escritos. Seguimos na luta! E como diz Nilda Alves: VIVA NÓS!"