29.11 e 01.12 | IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira | Teresina - PI

Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023, será realizado na cidade de Teresina-Piauí, na Universidade Federal do Piauí, o IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira que tem como tema “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias”.

Acesse o site do evento para mais informações, calendário de submissões aos GTs e inscrições.

O IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira é um espaço de debates e intercâmbios entre pesquisadoras/iês/es, estudantes/iês de graduação e de pós-graduação, profissionais e as juventudes interessadas em promover aprofundamentos e discussões acerca das juventudes brasileiras.

Serão três dias de uma intensa e interativa programação com Atividades Científicas e Culturais, Conferências de Abertura e encerramento, Grupos de Trabalhos e Mesas Redondas que serão apresentadas e debatidas em forma de Comunicação Oral nos vinte e um (21) Simpósios Temáticos.

O IX JUBRA é um evento de/para/com as juventudes, está previsto o JUBRA Cultural, que contemplará mostra audiovisual e apresentações artísticas de diferentes linguagens, que serão realizadas em parceria com Coletivos Juvenis, selecionados por meio de edital.

Faz parte da programação do IX JUBRA a eleição do mandato da Diretoria da Rede Nacional de Pesquisadores interessados nesta temática, a REDEJUBRA, para o biênio 2024-2026.

Após dois anos de pandemia, o JUBRA será presencial e sua organização está a cargo de pesquisadoras/iês/es, professoras/iês/es, estudantes, profissionais e jovens de movimentos sociais e de coletivos juvenis que trabalham com as realidades dos jovens. Em especial, fazem parte da Comissão Organizadora docentes das seguintes instituições: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDAR), Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Na UFPI participam das Comissões docentes de programas de pós-graduação em: Educação; Sociologia; Política Pública e Ciência Política, além dos Núcleos de Pesquisas: NUPEC; NEPEGECI; OBJUVE; ENGENDRE; NEGIF. Também participam da organização docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCAT.

Nesse cenário de ataque à educação, por meio de ações de caráter protofascistas nas escolas, do crescimento do juvenicídio, da precariedade das políticas públicas de juventudes, nossa intenção é contribuir para a construção coletiva de proposições sobre a realidade juvenil que oriente a elaboração de políticas públicas e sociais direcionadas aos diversos segmentos de jovens, em especial, do Brasil. O IX JUBRA, assim como as edições passadas, tem, por conseguinte, o compromisso de colocar em destaque as questões das juventudes brasileiras que abrange uma parcela significativa da população do país.

É com caloroso afeto que fazemos o convite à juventude brasileira para se juntar as/aos pesquisadoras/iês/es da universidade para pautarmos a “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias” e participarem deste momento de troca, discussão e avaliação com vistas a desenhar, no calor dos encontros, caminhos a serem trilhados.