XXV Congresso Internacional de História da Educação - 23 a 25.11.22 - Barcelona

XXV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A atração pedagógica pelo mar durante o século XX

Barcelona, 23, 24 e 25 de novembro de 2022

Primeira circular

Na sequência da celebração da XXV Conferência Internacional de História da Educação, organizada pelo Grupo de Investigação em Pensamento Pedagógico e Social Contemporâneo (GREPPS) da Universidade de Barcelona e pela Societat d’Història de l’Educació dels Països de Llengua Catalana (sucursal do Institut d'Estudis Catalans), a intenção desta primeira circular é apresentar esta atividade que se centrará na relação entre o mar e a pedagogia. A escolha deste tema baseia-se na vontade de homenagear a Escola do Mar de Pere Vergés, considerando que em 2022 se comemora o centenário da sua fundação e, neste sentido, não há dúvida de que este diálogo representa uma chave interpretativa fundamental para a compreensão do trabalho desta instituição tão emblemática da cidade de Barcelona.

Assim, estes Congresso Internacional estabelece as seguintes linhas de estudo, tendo o mar como categoria pedagógica durante o século XX:

1/ O mar como paisagem pedagógica Centra-se no estudo de todas as práticas educativas (escolas ao ar livre, acampamentos escolares) que conseguiram combinar praia, areia e água. Não há dúvida de que todas foram criadas sob a bandeira do espírito de renovação pedagógica que surgiu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

2/ O mar como meio de comunicação e troca Este amplo horizonte que desenha o mar permite a circulação de sujeitos, ideias e objetos educativos entre diferentes territórios, desde uma perspectiva mediterrânica, europeia ou transoceânica. É claro que os discursos e as práticas educacionais são sempre atravessados por diferentes influências e recepções de todo o mundo e, portanto, reserva um espaço de biografia histórica para traçar as viagens de estudo, percursos, navegações, exílios de professores/as, educadores/as e pedagogos/as.

3/ O mar e a descoberta da corporalidade A alegria de estar ao ar livre evidencia a importância do corpo na educação, com a presença de diferentes pensamentos pedagógicos e práticas físicas (ginástica sueca, natação, jogos, esportes, etc.). Essa presença também pode levar à educação do corpo, em sentido higiênico, e, além disso, à promoção de uma série de valores (sacrifício, luta e respeito às normas e regulamentos).

4/ O mar e a educação estética O plenarismo como movimento cultural tornou possível captar in situ a força inspiradora da natureza. Essa presença e contato com a natureza também tiveram sua tradução pedagógica (caminhadas e passeios pedagógicos) e, ao mesmo tempo, diferentes discursos e práticas educativas promovem o abandono da marginalidade de disciplinas como a música, a expressão plástica e a poesia nos contextos educacionais com uma estética marítima.

5/ O mar como viagem: pesquisa e ensino em história da educação Secção dedicada à historiografia, pesquisa em história da educação, didática e inovação docente em história da educação a nível universitário. Pretende-se também fazer um exercício retrospectivo da Societat d’Història de l’Educació dels Països de Llengua Catalana (subsidiária do Institut d'Estudis Catalans), pois esta será a vigésima quinta edição e, ao mesmo tempo, um exercício de equilíbrio do ensino e da pesquisa feitos até agora.

Para finalizar, acrescentamos que nas próximas circulares se especificará o programa, as datas para a entrega dos resumos e textos completos das comunicações para a avaliação, aceitação e publicação das mesmas, bem como de outras informações de interesse (formulário e preço das inscrições, possibilidade de alojamento, etc.).

Convidamos vocês a participarem e prepararem suas comunicações e, para qualquer esclarecimento, estamos à sua disposição: 25jornades.hist.educ@correu.iec.cat Barcelona, 23 de janeiro de 2021

Comitê organizador: Anna Aguilar Porta (Universidade de Barcelona), Meritxell Arderiu Antonell (Universidade de Barcelona), Jordi Brasó Rius (SHEPLC-GREPPSUniversidade de Barcelona), Oriol Brugarolas Bonet (Universidade de Barcelona), Elsa De La Fuente Espasa (CRAI -Biblioteca Campus Mundet), Clara Domènech Vivas (Universidade de Barcelona), Laura Fontán de Bedout (Universidade de Barcelona), Jordi Garcia Farrero (SHEPLC-GREPPS-Universidade de Barcelona), Sergio Irañeta (Universidade de Barcelona), Eric Ortega Gonzalez GREPPS-Universidade de Barcelona), Angel Pascual Martin (Universidade de Barcelona), Oriol Roger Creus (Universidade de Barcelona), Joan Soler Mata (SHEPLC), Ferran Sánchez Margalef (GREPPS-Universidade de Barcelona), Julià Vilar Herms (SHEPLC)