Seminários Temáticos: ANPEd + Presente! | Confira calendário e inscreva-se para certificação exclusiva a associados

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação convida pessoas associadas para conhecerem e participarem do projeto Seminários Temáticos: ANPEd + Presente!, com diferentes iniciativas do gênero que se estenderão até o final da atual gestão, em 2023. 

Este ano serão realizados dois seminários especiais a partir do mês de junho, promovidos respectivamente pela Diretoria e FORPREd - clique aqui para acessar informações sobre o evento do Fórum. 

O Seminário promovido pela Diretoria ANPEd será composto de 11 encontros, até o final de outubro, a partir da temática geral "O futuro começa agora" - Pesquisa e pós-graduação em Educação ajudando a pensar o Brasil. A primeira atividade ocorrerá no dia 14 de junho (terça), às 18h, debatendo "A Pandemia e seus legados: desdobramentos para a Educação Brasileira" sob três óticas, com a presença de Gulnar Azevedo (saúde), André Lázaro (escolas) e Michele Sato (meio ambiente), com coordenação de Geovana Lunardi, presidente da ANPEd.

Os certificados do seminário serão exclusivos para pessoas associadas à ANPEd que realizarem inscrição entre os dias 01 e 15 de junho na Área do/a Associado/a. A carga horária total será de 22 horas (2h por encontro). As transmissões acontecerão pelo canal da ANPEd no Youtube, abertas ao público. 

Tais seminários objetivam promover reflexões acerca da Educação no Brasil e aos temas relacionados a ela e seus desdobramentos. Constituindo uma agenda de debates formativos, com vistas a ajudar a pensar os desafios da pesquisa e da pós-graduação em Educação na reconstrução do país, estes seminários promoverão uma interlocuções entre a ANPEd, por meio de seus/suas associados/as, e outras associações acadêmico-científicas brasileiras.

A iniciativa substitui as lives que vinham ocorrendo desde o início da pandemia. Concretizando as ações que pautam o Plano de Gestão - Biênio 2021/2023, no que se refere à criação e potencialização de estratégias de divulgação do conhecimento científico produzido pelas/os associadas/os, os Seminários ANPEd + Presente se constituem em estratégia de “presentificação” daqueles/as que compõem o coletivo que conforma a Associação.

Confira as temáticas de todos os encontros previstos para o primeiro módulo do Seminário ANPEd (Diretoria) em 2022:

14/06

Encontro 1:  A Pandemia e seus legados: desdobramentos para a Educação Brasileira.

28/06

Encontro 2: Qual o futuro da ciência brasileira? Implicações para a área da Educação

12/07

Encontro 3: "Difusão do conhecimento e ciência aberta em perspectiva nacional e internacional: que papel têm os periódicos de Educação?"

26/07

Encontro 4: Ações Afirmativas, Desigualdades sociais e de gênero na pós-graduação: quais os desafios futuros?

09/08

Encontro 5: Militarização da Educação: que projeto de Brasil?

23/08

Encontro 6 

A Educação pública é do público: o campo do currículo e o debate em torno das políticas antidemocráticas

06/09 

Encontro 7

Bicentenário da Independência

20/09

Encontro 8

Avaliações, rankings Ensino superior: perspectivas

04/10

Encontro 9

Migrações, Fronteiras, Soberania, Amazônia e Educação

18/10

Encontro 10

Avaliações, rankings e educação superior: perspectivas

25/10 (adiada. Nova data em breve)

Encontro 11

Plano Nacional de Educação: o que as pesquisas mostram?