Sedes da 41ª RN da ANPEd, UFAM e UEA representam a história, expansão e defesa da Educação na região Norte

A 41ª Reunião Nacional da ANPEd será sediada em duas universidades com grande importância para o estado do Amazonas, representando a qualidade da Educação na região Norte em diálogo com todo o país, além de ações de internacionalização e atividades de extensão. As duas instituições somam cerca de 45 mil alunos matriculados.

A Universidade Federal do Amazonas possui mais de um século de história, sendo considerada uma das instituições de ensino superior mais antigas do país. Atualmente reúne cerca de 20 mil estudantes de cursos de Graduação ministrados em Manaus e em outros municípios do Amazonas. São 2 mil alunos nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu. O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), alocado na Faculdade de Educação (FACED), recentemente foi avaliado com nota 4 pela Capes, mostrando um avanço significativo para a pesquisa em Educação na Região Norte.

O Programa de Pós-Graduação em Educação tem 36 anos de atuação, sendo o mais antigo da região. São 3 linhas de pesquisas: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia; Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia; e Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia. Seu corpo de professores conta com 30 doutores, lecionando e orientando 87 alunos de Mestrado e 91 de Doutorado. O programa também abrange grupos de pesquisa em temas diversos como gênero, trabalho na Amazônia, juventude e aprendizagem.

Localizado em Manaus, o PPGE recebe estudantes de outros municípios do estado do Amazonas, atendendo uma importante demanda do Norte do país na formação de mestres e doutores na região e para a região. Além de CAPES e CNPQ, a universidade e programa contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

Nascida já no século XXI, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está presente nos 62 municípios do Amazonas, com estrutura de bibliotecas, policlínica odontológica, restaurantes universitários, teatro e outras instalações com atendimento à comunidade acadêmica e população. Atualmente possui cerca de 24 mil alunos matriculados em seus 247 cursos de graduação, 195 de especialização, 19 cursos de mestrado e 7 de doutorado. Dentre seus discentes estão alunos de países da América do Sul, África, Europa, Estados Unidos, América Central e Ásia. Em 22 anos de fundação, a UEA já diplomou mais de 70 mil alunos nos cursos de graduação e pós-graduação.

A UEA tem parcerias nacionais e internacionais gerenciadas pela assessoria de relações internacionais (ARI/UEA) e conta com 33 acordos de cooperação técnico-científico nacionais e internacionais firmados com 14 países: Alemanha, Angola, Argélia, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Ucrânia e Uruguai.