Revista Education Review / Resenhas Educativas anuncia chamada para a sessão Ensaios - prazo prorrogado

Prazo prorrogado e novo cronograma. A ANPEd torna pública Chamada para Ensaios sobre livros no escopo da Education Review/ Resenhas Educativas. A publicação, que possui convênio firmado com a Associação, convida autores a submeterem ensaios de revisão e crítica sobre livros que sejam importantes para a compreensão das relações entre educação e democracia. 

Os desafios que a sociedade brasileira enfrenta, especialmente neste ano de 2020, chamam à reflexão sobre os sentidos que a democracia assume em face de inclusão social, direito à vida digna e possibilidades da escola contribuir para o pleno desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. A bibliografia da área da educação é ampla e certamente conta com pensadores clássicos e contemporâneos que podem ajudar a pensar sobre o que já sabemos e o que pretendemos de nossa sociedade. Dar relevo ao pensamento e a experiências de democratização da/na educação é uma das formas de resistência e de promover a invenção de um futuro com justiça social e equidade.

Neste sentido, a presente Chamada busca ensaios que valorizem alguns ou os múltiplos aspectos em que a relação entre educação e democracia tem sido abordada em obras que alcançaram repercussão na produção acadêmica do campo da educação no Brasil. O edital visa pesquisadores mais experientes que possam desenvolver ensaios sobre obra(s) de um autor, neste caso sem indicação inicial dos livros por parte da revista e da ANPEd, diferentemente dos editais anteriores para resenhas. Nesse sentido, a primeira fase contempla a apresentação de propostas em forma de resumo.

Os ensaios devem ter como foco um autor e uma ou mais de suas obras. O texto, contendo no mínimo 5.000 palavras, deve ser apresentado em língua portuguesa e poderá, a critério da Comissão Editorial, ser publicado também em língua inglesa, com o fito de ampliar a divulgação da bibliografia brasileira no cenário internacional. Neste caso, o(s) autor(es) dos ensaios aprovados deverão oferecer versão compatível.

A  Education Review se posiciona com elevado índice H, no Google Acadêmico, representando, desse modo, um importante veículo de divulgação dos livros e das resenhas publicadas, em âmbito internacional. A revista publica em inglês, português e espanhol resenhas, ensaios e reflexões sobre trajetória de pesquisadores experientes. Esta última categoria na sessão “Adquired Wisdown” estará em breve disponível também para autores brasileiros. A revista convida autores a apresentarem ensaios sobre livros importantes para a compreensão das relações entre educação e democracia.

Novo cronograma para a chamada de Ensaios

Prazo de submissão de propostas: resumo com cerca de 600 palavras - 20 de janeiro.

Avaliação das propostas: até 20 de fevereiro.

Prazo de submissão dos ensaios completos: até 01  de maio.

Prazo de avaliação dos ensaios completos: até 1 de junho.

Publicação dos ensaios: até dezembro de 2021

-

Acesso ao sistema de submissões: https://edrev.asu.edu/index.php/ER

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail da revista: resenhaseducativas@anped.org.br

-

Dúvidas em como submeter uma proposta? Confira as informações abaixo:

1) O ensaio é sobre um tema ou sobre um autor?

O ensaio é sobre o conjunto da obra de um autor ou sobre uma obra específica que  valorize alguns ou os múltiplos aspectos em que a relação entre educação e democracia tem sido abordada em obras que alcançaram repercussão na produção acadêmica do campo da educação no Brasil.

1) A proposta do ensaio pode ter co-autor?  

Sim, a proposta pode ser de um ou mais autores.

2) O autor do ensaio poderá ser identificado?

Não. A proposta deve ser submetida no sistema da Education Review sem identificação.

3) A apresentação de propostas começa com resumo?

Sim, primeiro o autor/a/es devem enviar um resumo com a proposta do ensaio com 600 palavras até o dia 20/1/2021. 

4) Caso a proposta seja aceita haverá comunicação para enviar o/ ensaio?

Isto mesmo. A comissão editorial irá avaliar e comunicar o aceite. O edital prevê um novo prazo para o envio do ensaio completo. O ensaio será avaliado por pareceristas ad hoc.

5) Onde submeter a proposta? 

No sistema da educacion review - https://edrev.asu.edu/index.php/ER

6) Cadastro no sistema da educacion review.

Para submeter propostas é preciso que o autor esteja cadastrado no sistema da revista.

7) Qual o formato do documento a ser enviado, o que deve constar na proposta? 

A proposta de resumo de ser enviada em doc. com 600 palavras. O ensaio completo pode ter 5000 palavras. O ensaio deve ser formatado considerando as normas da ABNT

8)Processo de publicação.

Após aprovado o ensaio, os autores recebem o template para a formatação final e encaminhamento do texto para publicação.

-

Andréa Barbosa Gouveia

Universidade Federal do Paraná /UFPR

Editora Coordenadora

Claudio Pinto Nunes

Universidade Estadual do Sul da Bahia/ UESB

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd 

Editor Associado

Maria Beatriz Luce

Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd

Editora Associada 

Miriam Fábia Alves

Universidade Federal de Goias/ UFG

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd

Editora Associada