Revista Education Review lança seção Legados Pedagógicos; conheça a trajetória de Lucídio Bianchetti

Neste mês de outubro a revista Education Review - Resenhas Educativas, com a qual a ANPEd possui convênio de cooperação, dá um novo passo na sua trajetória em língua portuguesa com a inauguração de uma nova seção.  Na versão em inglês, Acquired Wisdom é um espaço dedicado à publicação de depoimentos e memoriais de pesquisadoras/es experientes, reconhecidas/os por ímpar trajetória profissional, na docência e pesquisa. Para a versão em língua portuguesa da revista, esta seção foi batizada como Legados Pedagógicos. A proposta desta nova forma de manuscritos é partilhar reflexões sobre diferentes trajetórias de vida e investigação que possam inspirar novas gerações.

Para a estreia, contamos com a contribuição do professor Lucídio Bianchetti, atualmente professor aposentado/voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bianchetti tem uma longeva e instigante carreira construindo originalmente um campo de pesquisa sobre os processos de produção de teses e dissertações na pós-graduação. Exemplo disso é o livro “Bússola de escrever”, organizado pelo autor em parceria com Ana Maria Netto Machado e publicado em 2002, tornando-se uma referência desde então. Lucídio nos brinda com uma reflexão sobre sua trajetória como pesquisador, produção bibliográfica e, principalmente, sobre como construir um objeto de pesquisa e desenvolver conhecimento com compromisso social a partir dele.

A estréia da seção legados pedagógicos é um convite à leitura e uma proposta de partilha. Acesse

A ANPEd estabeleceu, em janeiro de 2019, um acordo de cooperação com a Education Review,  revista multilíngue especializada na publicação de resenhas de livros,  mantida pela Universidade do Estado do Arizona - ASU, nos EUA. Por este acordo, a Education Review passou a ter uma interface em língua portuguesa, com coeditoria e Comitê Editorial próprios, dedicados à divulgação de livros e resenhas brasileiros, denominada Resenhas Educativas.