Reafirmando direitos: cotas, trajetórias e epistemologias negras e quilombolas na Pós-Graduação

Está disponível para download gratuito o livro "Reafirmando direitos: cotas, trajetórias e epistemologias negras e quilombolas na Pós-Graduação" (editora Cirkula).

O livro é fruto de um trabalho coletivo que visa apresentar as trajetórias de pesquisa e de vida dos primeiros cotistas negros e quilombolas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Idealizado e realizado por estudantes negros em parceria com a Comissão de Ações Afirmativas e com a coordenação do PPGEdu/UFRGS (2018-2020), o livro é composto por reflexões sobre cotas raciais e sobre a Educação em diferentes contextos sociais, políticos, culturais, religiosos; envolvendo temas atinentes à questão do pensamento e das epistemologias quilombolas e negras.

Clique aqui para baixar o livro.

A obra convida o leitor a refletir a Educação que ocorre em diferentes lugares e de variadas formas. Visa pensá-la de modo amplo, profundo e inerente à vida. Tem como foco desfazer muros e romper paradigmas ao relacionar os conhecimentos ancestrais aos contemporâneos, que compõem os modos afro-brasileiros de ser. Nesse sentido, os textos aqui publicados, além de serem plurais em suas proposições, disposições e formas de linguagem, visam, sobretudo, fundir as milenares letras e narrativas à grafia dos mais jovens com o desejo de novas autorias, histórias e registros.