Quem são os profissionais da coordenação pedagógica

por Alana Francio*

Os coordenadores pedagógicos são agentes articuladores, formadores e transformadores das instituições escolares e contribuem grandemente para o sucesso das entidades de ensino. No âmbito educacional eles devem desenvolver um trabalho coletivo pautado na ação-reflexão-ação.

Essa função dentro da escola foi vista por muito tempo como um aconselhamento para professores a respeito de suas práticas pedagógicas. Atualmente, assume um caráter de mediação junto aos educadores e em conjunto buscam uma educação de qualidade para todos.

No contexto atual enfrentam o desafio de construir um novo perfil profissional e delimitar espaços de atuação, resgatando suas identidades e consolidando um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica.

Dentro do ambiente educacional é um profissional de suma importância, capaz de desenvolver um trabalho coletivo na escola contribuindo para consolidar práticas mais justas e inclusivas, superando dessa forma a visão “controladora” da supervisão escolar e reforçando o papel articulador, crítico, em constante diálogo com seus pares, reforçando a valorização dos processos de reflexão no ambiente escolar e favorecendo o processo educativo.

Inúmeras são as funções de um Coordenador Pedagógico, mas acreditamos que a mais importante é a concretização do ensino e aprendizagem, prestando assistência pedagógico-didática aos professores em sala de aula, pois esse “sucesso” pedagógico deve-se à equipe docente.

Por fim, ser um coordenador pedagógico vai muito além de estar à frente de uma equipe, é saber orientar, dar coordenadas para possíveis problemas que surgem no dia a dia, supervisionar o desenvolvimento da escola, dar respaldo para os pais e/ou responsáveis, pois a parceria entre família e escola também favorece à aprendizagem, sendo assim, o coordenador pedagógico é o reflexo de uma equipe de trabalho que deve buscar apenas o desenvolvimento de um mesmo objetivo que é uma educação de qualidade para todos.

*Alana Francio é graduada em pedagogia e pós-graduanda em coordenação pedagógica e psicopedagogia. E-mail: alanafrancio@hotmail.com