Programa Bibliografia Viva homenagea o Prof. José Willington Germano nesta sexta (27)

O segundo episódio da segunda temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia o professor e pesquisador José Willington Germano. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 27 de maio, sexta feira, às 19h, horário de Brasília.

As contribuições do pesquisador potiguar têm relevante destaque e auxiliam a pensar como o Estado, o sistema capitalista, a democracia, o processo de globalização têm  impactado a realidade brasileira desde, pelo menos, o golpe civil-militar de 1964.

A sua trajetória político/acadêmica foi marcada  pela militância no movimento estudantil, já no Ginásio. Posteriormente, José Willington Germano atuou junto ao Movimento de Educação Popular (MEB) e como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chegando a ser seu Pró-Reitor de extensão.

Um dos mais importantes de seus trabalhos é o livro Estado Militar e Educação do Brasil: 1964-1985, que já conta com  várias edições e foi publicado pela prestigiada Editora Cortez. Além deste, publicou outro importante livro Lendo e Aprendendo: a Campanha "De Pé No Chão Também Se Aprende A Ler" que trata de um movimento educacional de mesmo nome ocorrido no Rio Grande do Norte do início dos anos 1960.

Trajetória acadêmica

Potiguar de Assu/RN graduou-se em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1971. Tornou-se Mestre em sociologia em 1981 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e, depois, doutorou-se em Educação também pela Unicamp em 1990, ambos trabalhos orientados pelo professor Evaldo Amaro Vieira.

Bibliografia Viva

A mesa virtual sobre o educador será conduzido pelo professor Luciano Mendes (UFMG) e pelo professor Marcus V. Fonseca (UFOP), que terão como convidadas: Fabiana Sena (UFPB), Marta Maria de Araújo (UFRN) e Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA), segunda secretária da gestão ANPEd Mais Presente!. O homenageado não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG.

O programa já homenageou, em sua primeira temporada, os/as professores/as Maria Alice Nogueira, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Janete M. Lins de Azevedo, Eliane Marta Santos Teixeira Lopes,  Osmar Fávero, Nicanor Palhares Sa e Luiz Alberto Oliveira Gonçalves. Bibliografia Viva é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES (UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil - 1822/2022, das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG e da Rede Comunica Educação. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou  no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

Serviço

Data: 27/05/2022 - Sexta-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

Contatos

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com