Presidenta da ANPEd toma posse em conselho da SBPC em Reunião Anual da entidade realizada na UFPR

Eleitos em junho, a nova Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), parte do Conselho e secretários regionais tomaram posse na última quinta-feira (27/07), na Assembleia Geral de Sócios da entidade, realizada durante a 75ª Reunião Anual, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Geovana Lunardi, presidente da ANPEd, representará a área de Humanas no novo conselho, na gestão 2023-2025. Para a pesquisadora, a representação mostra a importância da Educação para a ciência brasileira e traz o desafio conjunto de reconstrução do país. A ANPEd participou ativamente da última Reunião Anual da SBPC, com presença de pesquisadores em mesas de debate e organização de atividades e conferências. 

Renato Janine Ribeiro, filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP), foi reempossado e segue por mais dois anos como presidente da SBPC. Após o trabalho desenvolvido no biênio 2021-2023 de enfrentamento a um Governo Federal marcado pelo negacionismo e por ataques à ciência, a nova gestão tem como desafios, segundo a entidade, “cobrar a retomada e o crescimento da estrutura científica nacional, com foco também na preservação do meio ambiente e dos povos tradicionais”. 

Com informações adicionais de Jornal da Ciência/SBPC