"A pandemia e os cotidianos das escolas" é tema da Live ANPEd desta quarta (21)

A Live ANPEd Presente na Quarentena terá como tema, na próxima quarta-feira, 21 de outubro, "A pandemia e os cotidianos das escolas", tendo como convidados  Graça Reis (professora do Colégio de Aplicação e do Programa de pós graduação em educação da UFRJ), Júlio Valle (professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP) e Nilcéa Elias Rodrigues Moreira (professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Serra - ES), com mediação de Inês Barbosa de Oliveira (professora titular da UERJ e Profa adjunta do PPGE/UNESA). A atividade integra a Ocupação Docente da ANPEd no mês de outubro e terá tradução simultânea de libras para surdos.  

A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de abril, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

Sobre os participantes

Graça Reis é Doutora e Mestre em Educação pelo ProPED/UERJ. É professora do Colégio de Aplicação (CAp) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É líder do grupo de pesquisa "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades"no CAp/UFRJ. Coordenadora do Projeto de pesquisa e extensão "Os materiais narrativos e a produção curricular: desafios e possibilidades". Membro do GT de Educação Fundamental da ANPEd.

Nilcéa Elias Rodrigues Moreira é Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede de Serra/ES; Pedagoga da Rede de Ensino de Vitória/ES. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito  Santo , Especialização em Educação pela Universidade Federal do  Espírito Santo  e Especialização em Tecnologias em Educação pela  PUC/RJ, parceria SEED/MEC; mestrado em Educação pela Universidade  Federal do Espírito Santo, doutoranda em Educação pela  Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil (Integrante do Grupo de Pesquisa ConVERSAÇÕES - UFES).

Júlio César Augusto do Valle é Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), onde se formou em Licenciatura em Matemática. Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade (FE-USP). Especialista em Políticas para a Igualdade Social na América Latina pela CLACSO. Ex-Secretário Municipal de Educação e Cultura de Pindamonhangaba-SP, cidade natal, de 2017 a 2020.

Inês Barbosa de Oliveira é Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNESA, Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-residente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC – 2015-2019), ex-coordenadora (2003-2005) e membro do GT Currículo da ANPEd e do Conselho Fiscal da mesma entidade (gestão 2015/2019). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq e da UNESA. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Possui livros e artigos sobre seus temas de pesquisa publicados no Brasil e no exterior.