Painéis Temáticos mobilizam 157 pesquisadores associados e trazem pluralidade de temas emergentes para a educação pública na 39ª ANPEd

Um dos destaques da programação da 39ª Reunião Nacional da ANPEd serão os Painéis Temáticos. A atividade, inédita até então nos encontros científicos, responde a uma demanda para que os próprios associados participem da criação da programação para além de temas pré-definidos. Para Maria Luiza Sussekind, Segunda Secretária da ANPEd, a resposta ao edital de submissões para a proposta superou todas as expectativas, totalizando 37 propostas aprovadas e mobilizando 157 pesquisadores associados. “O número foi muito superior ao que a gente imaginava, com painéis altamente qualificados, com temas super atuais, relevantes, proporcionando debates de grande amplitude para os participantes conhecerem melhor a ANPEd e os desafios da Educação Pública.”  Segundo Sussekind, o sucesso dessa iniciativa também aponta para uma imensa colaboração da comunidade de associados ao trazerem convidados auto-financiados para os painéis, em diálogo com um contexto de falta de apoio de agências de fomento para a realização da Reunião Nacional.

Os Painéis Temáticos serão ocorrerão nos dias 22 e 23 de outubro (terça e quarta), com duas horas de duração (sendo os últimos 30 minutos dedicados a debate). A atividade possibilita um formato dinâmico com uma imensa pluralidade em torno de temas emergentes como laicidade, educação democrática, EJA, Educação Especial, Formação de Professores, Gestão e cotidiano escolar, dentre outros, com a presença pesquisadores dos mais diferentes campos de atuação no país.

Clique aqui e confira a relação completa de Painéis Temáticos da 39ª ANPEd, pesquisadores envolvidos, data e horário de apresentação (a relação das salas será divulgada em breve)