Ocupação Paulo Freire e Live ANPEd celebram os 99 anos do patrono da educação brasileira

A ANPEd integra a Semana Freireana de Lutas pela Vida e pela Educação Pública. A partir desta segunda (14) a Associação promove atividades e campanha virtual que celebram a trajetória e o legado do educador Paulo Freire (1921-1997). Na quarta (16), às 16h, a Live ANPEd Presente na Quarentena terá como tema "Paulo Freire, Presente!, contando com Afonso Scocuglia (UFPB), Ivanilde Apoluceno (UEPA | ANPEd), Walter Kohan (UERJ) e mediação da presidente da Associação Geovana Lunardi (UDESC) - a transmissão terá tradução simultânea de libras para surdos. Na quinta (17), a Mesa Temática 2 da ANPEd Sul também integra a programação, debatendo "A Educação Básica como Direito", de 15h às 17h pelas redes da ANPEd Nacional. Já no sábado (19) será a vez da Roda de Conversa da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), a partir das 9h30, com o tema "Educação, Trabalho e Democracia".

Ocupação Paulo Freire

ANPEd também promove a Ocupação Paulo Freire em todas nossas redes sociais, com identidade visual e publicações especiais. Clique aqui para alterar o tema do seu perfil no Facebook e se engajar na ocupação. A ideia é que os diversos espaços virtuais da Associação possam reverberar ao longo da semana o sentido de Educação pública proposto pelo educador.

SEMANA FREIREANA DE LUTAS PELA VIDA E PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA

No site do FNPE é possível acessar a programação completa de atividades da Semana Freireana, que se estende até o dia 23 de setembro, incluindo plenárias, pressão sob o MEC em prol de políticas educativas, lives e atividades das diversas entidades que compõem o Fórum Nacional de Educação Popular. 

Confira o convite da Primeira Secretária da ANPEd, Maria Luiza Sussekind:

 

Programação da Semana Freireana

14 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

Processos virtuais e visuais de mobilização, denúncia e pressão com foco no MEC.

+ Detalhamento

Dia Nacional de Envio da Letra “ i “ ao MEC: ineficiente, insensível, indiferente, incompetente, incapaz, inapropriado...

Elaborar cads/frases para utilizar para mobilizar a nossa base, outras entidades da educação e dos movimentos social e sindical e a população em geral para abarrotar as redes sociais/virtuais do MEC no dia 14 de setembro
 

DIA 15 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)

Aulas e Plenárias virtuais e atos simbólicos

DIA 16 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)

Jornada Latino Americana Rumo ao Centenário de Nascimento de Paulo Freire

Live das entidades do FNPE e da IEAL.

+ Detalhamento

8h30 às 10h30 - Live da RED ESTRADO e PPGE/UFPB: “Os desafios para as políticas de formação docente pós-pandemia”

11h às 12h30 – Live da IEAL e RED ESTRADO: Lançamento das atividades comemorativas ao Centenário de Nascimento de Paulo Freire (99 anos do Educador Paulo Freire)

14h às 15h30 - Live do PPGE/UFES: O que a educação popular ensina para o trabalho docente em tempos de pandemia?

14h às 15h30 - Live CNTE, IEAL e RED ESTRADO: Os desafios para a organização sindical docente pós-pandemia

15h - Fórum Amazônico Paulo Freire UNEMAT - Cáceres/Sinop MT: As Bases Familiares da Solidariedade e da Educação Dialógica em Paulo Freire: uma reflexão permeada pela Literatura de Cordel (Brasil) WEB Seminários Interdisciplinares

16h - Live da ANPEd Nacional: Paulo Freire, Presente!

16h às 17h30 - Live da RED ESTRADO: Política y profesión docente en tiempos de COVID-19

16h30 - I Café com Paulo Freire Nacional (Brasil) (Cafés com Paulo Freire)

18h às 19h30- Live da RED ESTRADO: Os desafios para o Trabalho docente pós-pandemia

19h – Live Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas: Diálogos com Paulo Freire: Educação Profissional

Mobilização virtual: Ocupação Paulo Freire nas redes da ANPEd

DIA 17 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)

Ato virtual das Frentes Parlamentares no Congresso Nacional e das entidades nacionais da educação, com Lançamento do Manifesto em Defesa da Educação como direito público, a partir das 18h.
 

Mobilizações virtuais

Live das entidades

+Detalhamento

10h - Dia de mobilização contra as intervenções nas reitorias e os cortes!

15h às 17h – Live da ANPEd Sul: A Educação Básica como Direito - Política Curricular, Avaliação Externa e Financiamento em Questão

18h - Ato virtual das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional e Lançamento do Manifesto

20h - Canal do Youtube Paulo Freire, O andarilho da utopia: Roda na Rede com Paulo Freire o Andarilho da Utopia (Brasil)

DIA 18 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)

Plenária Nacional do FNPE: retorno às aulas e rumo à Conape 2022.

+Detalhamento

09h às 12h - Mesa com as entidades e Convidados: Entidades Nacionais do Campo Educacional, autoridades sanitárias, Governadora Fátima Bezerra, Deputada Professora Rosa Neide.

14h – Live com Brasil 247

16h às 18h Lançamento da Conape 2022

14h - SIGGA UNB e Canal do Youtube MEB: Cartas para Paulo Freire: da leitura do mundo à leitura da palavra - Mesa 99 anos do nascimento de Paulo Freire (Brasil)

18h - Cátedra Abierta Paulo Freire, Universidad Nacional de Mar del Plata, Facultad de Ciencias de la Salud y Trabajo Social, UNMD: A 50 años de la publicación de Pedagogia del oprimido (Argentina)

DIA 19 DE SETEMBRO

Live e atividades virtuais das entidades nacionais.

+Detalhamento

11h – IEAL/CNTE: Paulo Freire em Setembro - Ato Político-Pedagógico: Denúncia, Anúncio e Humanização.

09h30 - Roda de conversa da parceria ANPEd-UPMS “Educação, trabalho e democracia: Desafios para a universidade na perspectiva dos movimentos sociais”

19h - Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe: Ato Político Cultural Esperançar América Latina: Rumo ao Centenário de Paulo Freire (CEAAL)

DIA 21 DE SETEMBRO

+Detalhamento

17h – Mieib/FNPE: Aproximações entre os estudos de Paulo Freire e bell hooks: diálogos inspiradores para uma educação infantil como prática de liberdade e antirracista

19h - Fórum EJA/DF: Centenário de Paulo Freire - Desafios para a Educação Pública (Sessão Especial da Câmara Legislativa do Distrito Federal) (Brasil)

DIA 23 DE SETEMBRO

Dia Nacional de mobilização da educação: #ForaBolsonaro

+Detalhamento

10h – Mobilização UNE/FNPE: Dia Nacional de mobilização da educação: #ForaBolsonaro

19h - Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas: Diálogos com Paulo Freire: Formação Política (Brasil)