Nota GT 21 de repúdio a ato racista contra professora da UFPR

NOTA DE REPÚDIO A ATO RACISTA SOFRIDO PELA PROFESSORA DOUTORA LUCIMAR ROSA DIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – CURITIBA

O Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (GT-21), vem a público REPUDIAR VEEMENTEMENTE O ATO RACISTA sofrido pela Professora Doutora Lucimar Rosa Dias da Universidade Federal do Paraná, no dia 07 de Março  de 2020, no Mercado Rei do Queijo, centro da cidade de Curitiba. 

Tal ato compõe de maneira indelével o racismo estrutural que funda a sociedade brasileira. O ato de racismo sofrido pela docente merece atenção tendo em vista o recrudescimento da discriminação e do preconceito racial no Brasil contemporâneo. Tais ações racistas devem ser repudiadas e combatidas por todas as pessoas que lutam por uma sociedade igualitária.  

A Professora Doutora Lucimar Rosa Dias é uma renomada pesquisadora na área da educação e relações étnico-raciais, com histórico de ações e de atividades neste campo, tendo sido vice-coordenadora do GT-21 entre 2018 e 2019 e, atualmente compõe o Comitê Científico do GT-21.

O trabalho e ativismo político da Professora Doutora Lucimar Rosa Dias sempre esteve vinculado ao combate à discriminação e preconceito racial, seja por meio da pesquisa e atuação na graduação e Pós-graduação, bem como pela produção autoral com artigos e livros que, entre outros temas, tratam do fortalecimento da identidade da criança negra para que possam enfrentar o racismo estrutural do qual são vítimas.

É inadmissível que no Brasil, País cuja maioria da população é autodeclarada negra, ainda tenha que conviver o racismo abjeto que humilha as pessoas negras cotidianamente. 

Assim, o GT-21, reafirma seu compromisso teórico e politico na luta antirracista e demonstra seu apoio incondicional à Professora Doutora Lucimar Rosa Dias, demonstrando nossa admiração, respeito e afeto. O GT-21 conclama os demais GTs da Anped e toda a associação para que esse episódio seja conhecido, não apenas para que os envolvidos respondam as consequências jurídicas e sejam responsabilizados na forma da lei, mas para que nossa atuação política no campo da educação contribua para que atos dessa natureza não mais ocorram.  

Pesquisadores e Pesquisadoras do GT 21 – ANPEd