Nota do Fórum Nacional de Educação (FNE) sobre votação dos royalties do petróleo para educação pública

A Câmara dos Deputados teve como destaque da pauta do plenário do dia 06 de novembro a votação sobre a destinação dos royalties do petróleo (PL 2565/11). Ao contrário do que esperava a classe da educação que reivindica maior repasse como forma de garantir o avanço da qualidade na área, o texto aprovado não inclui a destinação de 100% dos royalties de novos contratos para a educação.

Em nota, o Fórum Nacional de Educação expressou a preocupação com o resultado e convoca o governo e sociedade a buscarem alternativas para efetivar essa conquista que poderia romper com injustiças históricas na educação.

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Leia a nota da FNE:

 

Nota Pública do Fórum Nacional de Educação sobre  o resultado da votação do PL 2565/11, realizada na Câmara dos Deputados, que rejeitou a destinação dos royalties do petróleo para a educação pública.

 

Brasília, 7 de novembro de 2012.

 

O Fórum Nacional de Educação, órgão de Estado e espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e governo, instituído pela Portaria nº. 1407/2010, reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (Conae-2010), diante do resultado da votação do PL 2565/2011, realizada na Câmara dos Deputados no dia 6 de novembro de 2012, vem a público manifestar sua preocupação com as sérias consequências que a Lei aprovada poderá impor  à efetivação do direito à educação pública brasileira.

O texto aprovado na referida Casa Parlamentar, não incluiu a destinação de 100% dos royalties advindos dos novos contratos da exploração de petróleo para a educação. Diante desse quadro e, perante a necessidade urgente do país estabelecer novas fontes para o adequado financiamento da educação pública, o FNE convoca o governo e a sociedade, a utilizarem suas prerrogativas na busca de uma alternativa que possa garantir que os recursos obtidos com os royalties do petróleo possam ser destinados à efetivação do direito à educação.

 A educação nacional aguarda uma solução afirmativa que torne possível um sonho que o Brasil persegue para romper com uma história de injustiça social com importantes segmentos de nossa população. 

O Coordenador-Geral do FNE, ad referendum, delibera esta comunicação.

 

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Mais informações: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=524645