Nota de Repúdio à negligência do governo federal em relação ao Museu Nacional

O Grupo de Pesquisa Investigações em Arte, Ensino e Historia - IARTEH - vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE - com seus integrantes estarrecidos e indignados com o incêndio que praticamente destruiu o Museu Nacional, transformando em cinzas a produção científica, histórica e artística duramente constituída e reunida em nossa bicentenária instituição imperial, repudia veementemente a histórica atitude de negligências e escassez de investimentos para a manutenção do Museu Nacional (RJ) e de todos os museus brasileiros que se esforçam para garantir a preservação do rico patrimônio material e imaterial de nosso País.
O choro e o coro coletivos lamentam e ao mesmo tempo denunciam o profundo descaso das representações políticas no trato com os bens públicos, em especial referentes ao campo das Políticas de Cultura e Educação.
Não faz muito tempo (2015 e 2016), presenciamos duas grandes tragédias destruírem a Cinemateca e o Museu da Língua Portuguesa (ambos em SP), também por conta da falta de verbas públicas para manutenção desses espaços.
Questionamos: até quando seremos obrigados a vivenciar tamanha violência ao ver um próximo fogaréu destruir outro importante espaço cultural museológico do Brasil?
Neste momento, diante da perda irreparável do acervo do Museu Nacional, resta-nos anunciarmos a exigência de seriedade e priorização no trato das Políticas Culturais. Esta exigência, firme, grave e urgente, vai muito além dos insistentes pedidos, pois vimos que estes se tornam voz afônica num celeiro de representações governamentais que se fingem de surdas e cegas diante do clamor de tantos brasileiros pela valorização da ciência, da historia e das artes, que, em suma, diz respeito à nossa própria valorização.