Nota de pesar pelo falecimento do professor Ubiratan D’Ambrósio (Unicamp), pesquisador do GT 19

Foto do Professor Ubiratan D'AmbrosioO GT 19, de Educação Matemática, e a diretoria da ANPEd se vestem de luto e lamentam profundamente o falecimento do professor Ubiratan D’Ambrósio, nesta quarta feira, dia 12 de maio de 2021, aos 88 anos. 

Ubiratan D’Ambrosio é reconhecido mundialmente por suas contribuições no campo da Educação Matemática, com estudos pioneiros na área de Etnomatemática. Doutor em Matemática, era professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de ter ministrado aulas em diversas outras instituições brasileiras e estrangeiras. 

Ele foi homenageado em 2001 pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à História da Matemática; em 2005 recebeu a medalha Felix Klein, pela Comissão Internacional de Instrução Matemática, pelas contribuições no campo de pesquisa da Educação Matemática. Em 2012, foi o indicado por unanimidade pelo GT-19 para receber a Homenagem “Paulo Freire” na 35ª Reunião Nacional da ANPEd, como um educador que contribuiu com a área de Educação Matemática e com as discussões no GT.

Seu legado, em forma de publicações e da pessoa amável e generosa que era, ficará para sempre na lembrança dos inúmeros estudantes que orientou, nos professores que inspirou, como um grande exemplo de sua dedicação e amor pela Matemática e pelo ensino. 

Seus ex-orientandos, professores de matemática, amigos e familiares, ficaram órfãos desse grande mestre.

Nossos sentimentos à família e a todos os amigos.