Nota de pesar pelo falecimento do professor Carlos Henrique de Souza Gerken (GT 20)

Queremos externar nossa tristeza pelo falecimento do grande Carlos Henrique de Souza Gerken. Para quem não o conhecia, Carlos Henrique tinha graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1983), fez Mestrado em Educação também pela UFMG (1991) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999).

Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ (2004-2008) e dedicou à gestão democrática dessa universidade durante muitos anos. Foi Professor Associado III, e atuou nos Programa de Pós-graduação em Psicologia e no Programa de Pós-graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, na UFSJ. Com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Histórico-Cultural, atuou/pesquisou principalmente em áreas/temáticas referentes à escolarização e educação indígena, letramento, cultura oral e letramento, cognição e letramento.

Nesta oportunidade, num misto de tristeza e carinho, o GT 20 Psicologia da Educação, presta sua homenagem a esse companheiro que, com inteligência aguçada para os estudos e para a formação de novos pesquisadores e profissionais, com sensibilidade para música e desenhos muito criativos, trouxe grandes contribuições para o nosso GT e para a ciência brasileira.

Curando nossas feridas, lidando com as saudades, sem soltarmos as nossas mãos, sigamos adiante...

GT 20- Psicologia da Educação

ANPEd