Nota de pesar pelo falecimento de Jésus Alvarenga

Comunicamos, com imenso pesar, o falecimento, nesta terça-feira, 09 de junho, do professor Jésus Alvarenga Bastos. Pesquisador atuante na ANPEd, prestou inestimável trabalho como Secretário Geral da Associação em quatro diferentes gestões (1987-1989; 2003-2005; 2005-2007 e 2007-2009). A Diretoria manifesta os pêsames à família, com votos de paz e serenidade neste momento de perda. 

Guardamos as lembranças da dedicação, disposição, bom humor e alegria de nosso querido Jésus. Na última Rreunião Nacional, em comemoração aos 40 anos de nossa Associação tivemos a feliz oportunidade de homenageá-lo em vida.

Para prestar nossa homenagem, pelo trabalho dedicado e competente que Jésus teve à ANPEd, partilhamos a memória de uma bela entrevista concedida por ele, que compõe nosso acervo e nossa história. Também socializamos depoimentos dos funcionários da Associação e de grandes colegas pesquisadores, associados históricos que, com certeza, nos ajudarão a manter viva sua presença em nossa Associação.

Jésus, Presente!

Anped, Presente!

 
Confira Memória ANPEd realizado com Jésus Alvarenga Bastos em 2015

Depoimentos

Meu contato maior com Jesus ocorreu na ANPEd, na gestão de Márcia Ângela Aguiar, quando fui Vice-presidente e Jesus Secretário Geral. Pude então admirar sua competência profissional e seu compromisso com a ANPEd e com a Universidade brasileira, evidentes durante todo seu trabalho. Conviver com Jesus foi um privilégio: entusiasmado pela educação, destacava-se por sua integridade, seu  equilíbrio e sua postura sempre amável e afetuosa. Tornamo-nos amigos e hoje, lamentando muito sua partida, quero expressar a certeza de que sua lembrança ficará sempre marcada em todos aqueles que soube conquistar e que tanto o estimaram".

Antonio Flavio Moreira

Querido amigo, nós que formamos a Diretoria da Anped 2003-2005, recebemos com surpresa e muita tristeza a notícia da sua partida. Pensar em você nos remete a um turbilhão de lembranças memoráveis, compartilhadas contigo. Que contraditória a vida e seus momentos! Por um lado a tristeza da partida, a saudade já sentida, por outro a alegria por ter tido você em nossas vidas como colega, como amigo e como nosso Secretário Geral ( para além da nossa diretoria) e que agora se eterniza. Você nos acolhia como um irmão mais velho que com experiência, sabedoria e peculiar serenidade nos orientava para onde seguir. Está difícil segurar a emoção. Seguiremos guardando você juntinho de nós, no lado esquerdo do peito! 

Betania Ramalho, Lucidio Bianchetti, Vera Placco, Emília Fritas, Mariluce Bittar (in memória), Marita Palmeira, Bernardete Gatti, Gaudêncio Frigotto (da nossa Diretoria para o amigo Jésus)

Saber hoje da perda do querido Jésus me entristece. Jésus era um parceiro importante na luta pela Universidade pública e pela Educação de qualidade social!! Experiente, calmo, sábio e conhecedor da nossa Universidade, das nossas instituições e de seus tantos meandros. Quando o conheci, jovem professora que era, me impressionei com seu jeito imponente, que me assustava um pouco. Depois, mais de perto, associei a imponência a outras qualidades que me fizeram admirá-lo. MAis tarde ainda, convivemos mais de perto e disso resultou uma amizade, que para mim era uma honra! Já há muito tempo sem vê-lo, fico triste hoje por saber que isso não será mais possível, lamentando também pela perda para a luta, hoje tão importante, que travamos contra o obscurantismo. MAs o que ele nos ensinou permanece, não o deixando ser esquecido! Jésus, presente! 

Inês Barbosa Oliveira

Meu querido amigo Jésus de Alvarenga Bastos, sua partida hoje me faz lembrar, já com saudades, das tantas situações vivenciadas juntos nos diversos espaços-tempos que compartilhamos e nas tantas lutas que travamos em defesa da Universidade, da pesquisa e da Educação. Na UFF, na ANPEd ou em ações mais amplas sua sábia participação foi sempre fundamental. Nesse momento de tantas dificuldades e perdas, não contar com alguém que "sabe das coisas" como você me entristece, e a tantos outros de quem você sempre foi bom parceiro.

Nilda Alves

Querido Amigo Jesus de Alvarenga Bastos, recebi hoje a notícia do seu encantamento. Senti um aperto no coração. A lágrima teimosa embaçou-me a vista. Mas, por pouco tempo... logo, você emergiu em minhas memórias, com o seu jeito alegre e contido. Passei a recordar como foi boa a nossa convivência durante as estadias no Rio de Janeiro tão amado por você, sobretudo, ao longo dos quatro anos em que tive a honra de presidir a Anped. Você exerceu com competência, responsabilidade  e dedicação as  suas atividades como Secretário Geral,  contribuindo para o fortalecimento da nossa Associação  e o cumprimento de seus objetivos. O trabalho eficiente para organizar, com sucesso,  as concorridas  Reuniões Anuais da Anped, em Caxambu/MG, dava testemunho da sua capacidade de liderar equipes e de articular as condições  necessárias a sua efetivação. Sua atuação constante e marcante em nossa entidade, a  sua presença na sede,  trazia sempre  tranquilidade à diretoria quanto aos encaminhamentos dos trabalhos e às soluções de eventuais dificuldades. Era sempre a você, Jesus, que recorriam os associados e associadas para dirimir dúvidas atinentes à vivência associativa. Gentileza, firmeza, lealdade, coerência, generosidade e solidariedade constituíram marcas indeléveis da sua passagem em nossa entidade

Tenha certeza, Amigo, seu nome está inscrito com destaque na construção coletiva da Anped que defende a liberdade, a democracia e a educação nos marcos do Estado de Direito. Jesus, Presente!

Márcia Angela da Silva Aguiar (Ex-Presidenta da ANPEd

Conheci Jesus em meados dos anos de 1970, mas nos aproximamos apenas em 1983, quando a ANPEd, o CEDES e a ANDE resolveram realizar em Niterói, em 1984,  a 3ª Conferência Brasileira de Educação. Eu era vice-presidente da ANPEd e assumi com Jesus, então  diretor do Centro de Estudos Sociais da UFF, as responsabilidades administrativas e financeiras da reunião.  A 3ª CBE reuniu cerca de 4.000 educadores, em um momento político especial, marcado  pela primeira eleição direta  do Presidente da República, após  20 anos de ditadura. Teve início nessa oportunidade a longa dedicação de Jesus à ANPEd. Em 1995 fui eleito Presidente e Jesus Secretário Geral, cargo que passou a assumir em várias outras diretorias, somando dez ou doze anos dedicados graciosamente à gestão administrativa e financeira da Associação. Destaco esse invejável perfil de gestor, na ANPEd e na UFF, como sua característica fundamental. Sua competência, segurança e tranquilidade  no trato das coisas públicas eram exemplares. Custou muito o reconhecimento da ANPED a sua meritória contribuição. Apenas na última reunião nacional, realizada na UFF em 2019, foi-lhe conferida uma menção honrosa. Perdi, perdemos um grande amigo, nestes tempos difíceis, em que muitos outros amigos estão indo. 

Osmar Favero

Conheci o professor Jésus de Alvarenga Bastos em distintos momentos de nossas vidas. O professor dedicado ao ensino e à pesquisa no tempo em que cursei o mestrado e o doutorado, o colega leal do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, o Secretário Geral que integrou várias diretorias e muito contribuiu para fazer da ANPEd a grande e expressiva Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação no Brasil que é hoje.  E o companheiro e amigo a quem sempre recorria como memória e energia vital da ANPEd nas duas ocasiões em que estive na primeira e segunda Secretaria da ANPEd. Em tempos tão difíceis, a notícia de sua morte é ainda mais doída. O meu adeus ao amigo que nos deixa 

Paulo Carrano - Professor do PPGE UFF

Querido amigo e ex-chefe professor Jésus de Alvarenga Bastos, saber de sua partida hoje doeu na alma. Você foi um excelente chefe, um ser humano maravilhoso e um grande amigo, que iremos guardar para sempre em nossos corações. Com você aprendemos muito e somos gratos por isso. Sentiremos saudades das suas histórias, do seu sorriso, sua jovialidade e sua memória fantástica. 

Funcionários ANPEd