Nota de pesar pelo falecimento de Guaracira Gouvêa de Sousa (UNIRIO)

É com imensa tristeza e pesar que comunicamos o falecimento da querida professora Guaracira Gouvêa, idealizadora, fundadora e primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A Professora Guaracira era bacharel e licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, doutora em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona .

Atualmente era professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, líder do grupo de pesquisa Educação, Discurso e Mídia, Pesquisadora com Bolsa Produtividade do CNPQ e membro, desde a fundação, do GT 16 da ANPEd.

"A competência, o vigor, a lucidez e a combatividade da Professora Guaracira Gouvêa, nossa querida Guará, ficarão como exemplo para todos nós, e inspirarão resistência no grave momento que vivemos", afirmou o PPGEdu/UNIRIO em nota.

"Faltam palavras para expressar nossos sentimentos. Guerreira incansável em prol da educação, atuou com compromisso e maestria no GT 16 (Educação e Comunicação), desde a sua fundação. Pesquisadora de expressão no campo da Educação em Ciências e Linguagens. Investigadora com Produtividade em Pesquisa do CNPq - N2, companheira, intelectual envolvida na construção de um ethos educacional emancipador, justo e solidário. Uma perda irreparável para todxs nós da ANPEd e para o campo da Educação!", afirma Edmea Santos e Lucila Pesce, coordenação do GT 16.