Nota de pesar pelo falecimento da professora Vera Lúcia Brito (UEMG)

Faleceu na manhã desta quinta (1) a professora Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, professora aposentada da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ela enfrentava, já alguns anos, as complicações de um câncer. O corpo será velado na capela 2 do Cemitério Parque da Colina em Belo Horizonte/MG, nesta sexta-feira, 2 de março, a partir das 7h. O sepultamento será às 11h.

A diretoria da ANPEd se solidariza com a família e lamenta profundamente a perda da professora, sócia histórica da Associação (GT 5), com importante papel nos debates em torno da LDB (Lei de Diretrizes e Bases, de 1996) e da Constituição de 1988. Participou ativamente, entre outras, do Fórum Nacional em defesa da Escola Pública e se destacou como pesquisadora comprometida com a pesquisa em políticas educacionais e as análises críticas sobre a reforma do Estado. Nos últimos anos vinha se dedicando também a temática de pesquisa sobre remuneração e valorização dos professores de escola públicas de educação básica. Vera Lúcia deixa o marido, três filhos e seis netos. 

Trajetória
Mestre e doutora em Educação pela UFMG, Vera Brito foi professora de Sociologia da Educação na FaE, de 1970 a 2002. No mestrado, lecionou disciplinas como Filosofia Política e Educação e Tendências da Educação Contemporânea. Passou também pela pós-graduação da PUC Minas e pela Fundação Universidade de Itaúna. Desde 2009, integrava o corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais, na linha de pesquisa Trabalho, história da educação e políticas educacionais.

Vera Brito atuou na área de política educacional e formação de professores, sobretudo nos temas políticas da educação básica e do ensino superior e administração da educação. Participou de pesquisas sobre remuneração de docentes com financiamento da Capes e do Inep. Integrava os conselhos científicos dos periódicos Educação em Revista (UFMG) e Fineduca.

Fonte: portal da UFMG