Nota de pesar pelo falecimento da professora Vanilda Pereira Paiva

 

A ANPEd e o GT 06, de Educação Popular, lamentam o falecimento da professora e pesquisadora Vanilda Pereira Paiva (UERJ). Vanilda, que foi uma pessoa especial e excelente profissional, será eternamente motivo de orgulho para todas e todos os familiares, amigos e colegas.

Referência nos estudos sobre  Educação com ênfase em Sociologia da Educação, História das Ideias e pesquisadora das temáticas: educação, trabalho, qualificação, Educação Popular e igreja/questão agrária. Vanilda foi diretora do INEP, pró-reitora da UFRJ, secretária-regional da SBPC, vice-presidente do ISER e diretora do Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada (IEC/RJ).

Além disso, foi professora visitante na Universidade de Notre Dame (USA), na Universidade de Frankfurt/M (Alemanha), na PUC-SP, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e diretora adjunta do Unesco Institute of Education (UIE) em Hamburgo entre 1993 e 1994.

O velório de Vanilda ocorrerá nesta sexta-feira, 23 de junho, de 11h às 14h na Capela do Cemitério e Crematório Vertical (Penitência - Caju), à rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, Caju- Rio de Janeiro.

ANPEd (por Elaine Constant - UFRJ)

-

Vanilda Pereira Paiva nasceu na zona rural do Rio de Janeiro em 22 de junho de 1943. Ela fez o curso primário em escolas rurais e o secundário no Colégio Pedro II. Sua graduação em educação foi iniciada na Universidade do Brasil (hoje UFRJ) e concluída, em 1965, na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Vanilda fez seu mestrado em Planejamento Educacional na PUC-Rio, entre 1969 e 1972. Em seguida, fez o doutorado na Universidade de Frankfurt am Main (Alemanha), com a defesa de tese em julho de 1978 e exame oral em Educação, Sociologia e Neolatinas.

Quando professora da UFRN, foi punida com a perda de seu cargo por motivos políticos, em 1969. Depois, trabalhou no Rio de Janeiro, no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES), órgão ligado à CNBB, entre 1969 e 1971 e, mais tarde, entre 1976 e 1985.

Pesquisadora Sênior do CNPq, Vanilda teve uma trajetória acadêmico-profissional com muitas realizações. Foi professora da Unicamp e da UFF, além de ter sido visitante na Universidade de Notre Dame (Estados Unidos); na Universidade de Frankfurt/Main; na PUC-SP; e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ).

No primeiro ano da redemocratização, Vanilda foi diretora do INEP/MEC, e pró-reitora da UFRJ, secretária-regional da SBPC e vice-presidente do ISER. Foi ainda diretora adjunta do Unesco Institute of Education (UIE), em Hamburgo, (Alemanha) em 1993-94. Terminou sua vida acadêmica na UFRJ.

Nos anos 1990, fundou a ONG Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada (IEC), centrada em pesquisas em sociologia da educação e do trabalho. Fundou Contemporaneidade e Educação, revista de ciências sociais e educação.

Vanilda Paiva publicou seu livro Educação Popular e Educação de Adultos em 1973, no qual deixou registrada a movimentação do setor ao longo do século XX. Sua tese de doutorado foi publicada em 1980, com o título Paulo Freire e o Nacionalismo Desenvolvimentista. Entre suas publicações encontram-se textos sobre campesinato, igreja católica, sociologia do trabalho e da educação.

Vanilda deixa quatro irmãos: Valter, Luiz Carlos, Alexandre e Elizabeth, além do querido César (in memoriam); 11 sobrinhos e sobrinhas; e 7 sobrinhos-netos e sobrinhas-netas; e era viúva do sociólogo francês Claude Dubar, falecido em 2015. Durante os 12 anos de casados, escreveram juntos algumas de suas últimas obras, dentre elas: Le secret d’Alvino - Récits de vie d´un Indien du Brésil, com a colaboração de Alvino Andrade Macuxi, publicado em Paris em 2012; e A Reforma da Vida, publicado no Brasil em 2015.

Hoje, 22 de junho de 2023, na data de seus 80 anos, Vanilda Paiva faleceu em virtude de complicações pós-operatórias.