Nota de pesar pelo falecimento da professora Selma Suely Baçal de Oliveira

É com tristeza e pesar que anunciamos o falecimento de Selma Suely Baçal de Oliveira, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde era professora titular da Faculdade de Educação e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Ao longo de sua trajetória, Selma Suely dedicou-se à pesquisa de temas relacionados ao Estado, Sociedade e Educação, com ênfase em políticas públicas, trabalho e relação público e privado. Militante desde a adolescência, ela era filiada ao PC do B e foi presidentge da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) nos anos 1980, em plena transição da ditadura para a democracia. Na ANPEd, foi integrante do GT 09  - Trabalho e Educação.

Além de seu legado na pesquisa em educação, ANPEd expressa um agradecimento especial por sua acolhida e empenho para viabilizar a realização 41ª Reunião Nacional da ANPEd na UFAM, entre 22 e 27 de outubro próximos.

 

NOTA DE PESAR
GT 09 (TRABALHO E EDUCAÇÃO) DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd)

 

O GT 09 - Trabalho e Educação – da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) manifesta profundo pesar em virtude do falecimento de Profa. Dra. Selma Suely Baçal de Oliveira, ocorrido no sábado, 26 de agosto, solidarizando-se com os familiares e amigos(as) e reconhecendo a importância da trajetória da pesquisadora, professora, militante e gestora em prol da vida, da formação de homens e mulheres na Amazônia e na defesa de uma educação sempre pública, humana, gratuita e com qualidade social.

Prof. Selma Suely Baçal de Oliveira era docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando no ensino, na pesquisa e na gestão. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Diretora da Faculdade Educação e atualmente Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, muito tendo contribuído para os avanços da pós-graduação na Região Norte, sendo fundadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede, que integra 10 Universidades dessa região. Pesquisadora dedicada, era bolsista produtividade do CNPq e membra atuante do GT 09 – Trabalho e Educação – da ANPEd.

Desenvolvia pesquisas sobre Políticas Educacionais, a formação de trabalhadores e trabalhadoras da Amazônia, em particular sobre a qualificação profissional no contexto da Zona Franca de Manaus e sobre o ensino médio brasileiro.

Docente de militância, afetos e acolhimentos, buscava as mediações necessárias para a construção de um mundo em que homens e mulheres possam viver as liberdades resultantes do trabalho humano. Deixa relevante produção científica sobre a educação na Amazônia e um legado de compromisso com a gestão pública democrática, a vida e o projeto de sociedade justa e igualitária.

Gratidão à Profa. Selma Suely Baçal de Oliveira, pelo companheirismo e contribuição com as discussões sobre a educação na Amazônia, a partir da Unidade Trabalho-Educação.

Selma Suely Baçal de Oliveira sempre presente!

Domingo, 27 de agosto de 2023.

GT 09 – Trabalho e Educação – da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)