Nota de Pesar e de defesa da educação pública, da democracia e do direito a lutar pelos próprios direitos

A ANPEd lamenta profundamente a morte do estudante Lucas Eduardo ocorrida no dia de ontem (24.10.2016) numa das escolas ocupadas do estado do Paraná. A fatalidade de uma morte de um jovem é sempre desoladora. Nossos sentimentos à família de Lucas. O acontecimento triste não pode confundir a violência das grandes cidades com a luta por direitos! Dessa forma, repudiamos veementemente os usos políticos que tentam dar ao falecimento do estudante. As ocupações são legítimas e as investigações policiais já apontam que a referida morte foi motivada por desentendimentos não relacionados com a ocupação da escola.

A despeito da irresponsabilidade da grande mídia em não noticiar os fatos que não querem repercutir, o país vive neste momento um grande movimento de ocupações legítimas de escolas e universidades em defesa de direitos.

Esta é luta contra o arbítrio da Medida Provisória – MP746/16 – que altera a LDB e reforma o ensino médio e também contra a PEC 241 que destrói o PNE e o conjunto das políticas públicas deste país.

Reafirmamos a defesa das políticas sociais, da educação pública e da livre manifestação do dissenso.

A responsabilidade de uma escalada de violência que se expressa em movimentos de desocupação que tem usado da força, de ameaças ao servidores públicos, aos professores e aos estudantes é de governos estaduais que não têm sabido lidar com os protestos e do governo federal que tem violentamente imposto uma agenda negativa para a população. Reformar o ensino médio sem ouvir os estudantes e professores é uma forma de violência simbólica. Ameaçar com a não realização do ENEM em escolas ocupadas e exigir que diretores de institutos federais denunciem estudantes que ocupam suas escolas em protesto, tal como fez recentemente o Ministro da Educação, é governar intimidando. Desconsiderar todas as manifestações da população contra a PEC 241 também é violência.

Assim, é preciso chamar a responsabilidade do Ministro da Educação e do conjunto de autoridades públicas para que o impasse diante das ocupações de escolas e universidades seja superado com diálogo.  É isto que o movimento legítimo e nacional de ocupações exige!

Não à violência! Não à PEC 241! Não à reforma autoritária do ensino médio.

Todo nosso apoio às ocupações pacíficas nas escolas de ensino médio, nas universidade e ruas deste país.

Diretoria da ANPEd

25 de Outubro de 2016.

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação