Nota de falecimento de Ana Waleska Pollo Campos Mendonça | GT História da Educação

É com pesar que comunicamos o falecimento de Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, anpediana integrante do GT História da Educação. Doutora em Educação pela PUC-RJ, instituição na qual se tornou professora titular, Ana Waleska foi importante pesquisadora de História da Educação, mesma área em que dedicou seus estudos no pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Mendonça também foi integrante das duas primeiras diretorias da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).


Deixamos aqui nossos sentimentos à família e amigos.

 

Fotografia: Nina Cardoso

________________________________________

À comunidade da PUC-Rio,


O Departamento de Educação recebeu com o mais profundo pesar a notícia do falecimento da profa. Ana Waleska Mendonça, na manhã desta segunda-feira, dia 22 de maio.

É uma perda irreparável não apenas para nossa instituição, mas para o campo da educação no Brasil. A dedicação, a ética e o compromisso, que marcaram sua trajetória profissional, inspiraram gerações de educadores. Sua produção intelectual constituiu-se também em contribuição fundamental para a história da educação em nosso país.

Enorme tristeza impõe-se sobre nossos corações em saber que não mais poderemos contar com a convivência rotineira com Waleska e com sua contribuição ímpar ao desenvolvimento de nossa instituição. Por outro lado, estamos certos de que suas pesquisas inovadoras continuarão marcando o campo educacional.

Neste momento de dor, consideramos muito importante celebrar sua memória e sua dedicação integral à PUC-Rio e aos muitos amigos que fez em tantos anos de convívio nesta universidade. Desejamos aos familiares, amigos e colegas que essas lembranças contribuam para aplacar o inestimável sofrimento da perda.

Professores, alunos e funcionários do Departamento de Educação estarão, no dia de amanhã, recolhidos acompanhando, com sua presença e orações, a cerimônia de sepultamento.

Cemitério São João Batista (capela ainda não informada)

Velório a partir das 9h e 30m

Missa de Corpo Presente às 13 h

Sepultamento às 14 horas

 

Um abraço fraterno

Ralph Bannell – Diretor do Departamento de Educação

Alicia Bonamino – Coordenadora de Pós-Graduação  

Rosalia Duarte – Vice-Coordenadora de Pós-Graduação  

Cristina Carvalho – Coordenadora de Graduação  

Zena Eisenberg – Coordenadora do NOAP

Alberto Tornaghi – Coordenador do NEAD