Nota de apoio do FORPREd-CO ao PPGE da UEG em Inhumas-GO

O Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (Forpred/CO) e a diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) manifestam, por meio desta nota, o seu apoio aos docentes do jovem Programa de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás, que passou a ofertar a sua primeira turma de mestrado acadêmico em 2021.

Essa manifestação conclama a Universidade Estadual de Goiás (UEG) a ratificar o seu compromisso com o projeto de curso de mestrado da UEG/Inhumas que se constituiu e foi aprovado para cumprir o seu papel social e acadêmico na formação de professores e pesquisadores no interior de Goiás.

O Forpred/CO e a diretoria da ANPEd destacam que a ampliação da democratização da pósgraduação stricto sensu é um desafio histórico e atual, que se encontra demarcado nos Plano Nacional da Pós-Graduação e no Plano Nacional de Educação. O cumprimento dessa tarefa requer, dentre outros elementos, a ampliação no número de vagas e o compromisso com uma efetiva democratização do acesso que reconhece a necessidade e relevância da oferta no interior das capitais brasileiras.

No entendimento que os compromissos com a pós-graduação permeiam as políticas de Estado e que cada programa de pós-graduação compõe e colabora com esse projeto, o Forpred/CO e a diretoria endossam o entendimento dos docentes do PPGE UEG/Inhumas: uma mudança de sede do programa, do interior para a capital, fere brutalmente a proposta apresentada à Capes e pode, inclusive, comprometer a avaliação e sobrevida do Programa.

Clique aqui e acesse a nota em PDF.