Nota conjunta de universidades a Gilberto Kassab em defesa do orçamento do CNPq

NOTA EM DEFESA DO ORÇAMENTO DO CNPQ

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2016

Exmo. Sr. Gilberto Kassab

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Exmo. Ministro,

Diante do contingenciamento das verbas do CNPq e da ameaça de cortes de investimentos na pesquisa, com profundos riscos para o desenvolvimento científico e tecnológico, para a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos no país, nós Pró-Reitores de Pós-graduação e Pesquisa, em nome da comunidade de nossos alunos, professores e pesquisadores, manifestamos nossa posição em defesa da integridade do orçamento do CNPq.

Restrições orçamentárias vêm sendo realizadas a despeito da ampliação do quadro de pesquisadores e do número de Programas de Pós- graduação, o que demanda, ao contrário, incremento de verbas em Ciência, Tecnologia e Inovação. Justamente em momentos de crise, o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação é fundamental para a superação das adversidades, para o retorno do crescimento econômico e, ainda mais importante, para a melhoria da qualidade de vida da população.

O CNPq historicamente vem assumindo um papel central na política acadêmico-científica do país, com diretrizes e foco distintos dos de outras agências de fomento. Qualquer descontinuidade nos investimentos acarreta em efeitos altamente prejudiciais que não são revertidos facilmente.

Assim, reiteramos nossa posição contrária a que novos cortes sejam impostos ao orçamento do CNPq, e declaramos nossa disposição em colaborar no sentido de viabilizar possíveis parcerias, e apoiar iniciativas voltadas para o aumento de recursos que leve à reversão desta atual situação restritiva e à recuperação deste órgão que é um patrimônio da sociedade brasileira.

Atenciosamente,

PUC-Rio / Prof. Dr. Paulo Cesar Duque Estrada
UNIRIO / Profa. Dra. Evelyn Orrico
UERJ / Prof. Dr. Egberto Gaspar de Moura
UFF / Prof. Dr. Roberto Kant de Lima
CEFET-RJ / Prof. Dr. Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco UNIGRANRIO / Prof. Dr. Emilio Antonio Francischetti