Nilda Alves recebe título de Professora Emérita da UERJ

A educadora Nilda Alves, ex-presidente da ANPEd, recebe nesta quinta-feira (23/3) o título de Professora Emérita da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), instituição onde atua como docente e pesquisadora.

Ela esteve à frente da Associação por duas gestões, entre 1999 e 2003, além de ocupar diversas funções em diretorias e conselhos fiscais. Durante sua presidência, a ANPEd deu um passo decisivo para ter uma sede própria, além do aperfeiçoamento na gestão e diálogo com a área. Foi fundadora do GT12 - Currículo e do GE Cotidianos: dimensões éticas, estéticas e políticas da ANPEd.

Também foi presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ).

Ela é formada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), licenciada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris Descartes, Paris V, na França. Além da UERJ, foi docente na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nilda é referência nas pesquisas nas áreas de Formação de Professores e Currículo. Sua postura intelectual e ativismo em favor da escola pública - assim como sua presença ativa e emblemática nas assembleias e debates - são inspirações permanentes.

Assista à entrevista com Nilda Alves na série ANPEd Memória.