MOÇÃO DE APOIO À GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS

Clique aqui para acessar a moção em PDF.

A Diretoria da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED reunida com coordenadores dos Grupos de Trabalho, Representante do Comitê Científico e Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação vem a público manifestar o apoio à greve nas Universidades Estaduais Paulistas e reafirmar a defesa da Universidade Pública como campo estratégico de produção e avanço do conhecimento humano, formação das novas gerações que contribua para o desenvolvimento social com justiça, autonomia e inclusão.

Reafirmamos o direito dos trabalhadores das instituições em discutirem o projeto de Universidade Pública necessário ao país, assim como o direito à reivindicação de condições de trabalho e remuneração dignas. Este direito só pode ser garantido em condições de democracia e respeito à liberdade de manifestação, o que implica negociação com diálogo e transparência na administração da coisa pública.

Repudiamos enfaticamente o tratamento violento que a Reitoria da USP tem dado ao movimento, violência esta que se concretizou nas ações da Polícia Militar na manhã do dia 20 de agosto, mas que podem ser identificados também no corte de salários dos trabalhadores que exercem seu direito à reivindicação de melhores condições de trabalho e na ausência de negociações efetivas entre a Reitoria e o movimento paradista.
Em defesa da democracia, da liberdade de pensamento, do ensino público e gratuito de qualidade, expressamos nossa solidariedade à comunidade universitária das Instituições Estaduais de São Paulo.

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2014.

A ser enviada para:

Reitorias das Universidades Estaduais Paulistas.
Governador do Estado de São Paulo.
Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
Sindicatos de Docentes das Universidades Estaduais Paulistas (ADUSP, ADUNICAMP, ADUNESP).
Sindicatos dos Funcionários das Universidades Estaduais Paulistas (SINTUNESP, SINTUSP, STU)
Diretórios Centrais dos Estudantes (USP, UNICAMP, UNESP)

Leia Também