Mobilização dos Fóruns Estaduais do MIEIB

O Dia da Mulher, 08 de Março, é igualmente um momento de reafirmação de lutas diversas, como em defesa de direitos e da vida das mulheres. Integrantes do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) articulam ações em todo país, a axemplo de atividades no Ceará e no Rio de Janeiro.

Ceará

O Fórum de Educação Infantil do Ceará - FEIC se articula com o coletivo Graúna (coletivo de professores da Universidade Federal do Ceará a favor de uma educação democrática) para participar de duas mobilizações no dia internacional das mulheres. A primeira é organizada pelo Fórum Cearense de Mulheres, trata-se de um ato intitulado "Pela vida das mulheres", que tem como ponto de concentração um terminal de ônibus da cidade de Fortaleza (Terminal da Lagoa). O ato tem como palavras de ordem "o fim da violência e o feminicídio", "a defesa pela democracia", "contra o golpe e a intervenção militar" e "contra a reforma da previdência"!.

A segunda mobilização é um debate que tem por título "Professoras na resistência: contra o corte nos salários e a repressão" e será realizado na Assembleia Legislativa do Ceará. O debate tem como objetivo tratar, especialmente, de atos de violência física e moral contra professores, servidores, população e movimentos social e sindical na cidade de Icó no Ceará no mês de fevereiro do presente ano. O fato aconteceu durante um ato que tentava barrar a aprovação de um Projeto de Lei que corta 50% do salário de 362 professores. Na ocasião a polícia militar e a guarda municipal atuaram de forma repressiva e violenta. O ato foi repudiado por vários movimentos sociais do CE, o FEIC está construindo um monção de repúdio em relação ao fato.

Links para mais informações: http://fetamce.org.br/intransigencia-e-violencia-contra-professores-de-i...

https://www.facebook.com/fetamce/videos/1321609821272195/  

Rio de Janeiro

A capital fluminense recebeu no final de fevereiro reunião preparatória do Movimento Articulação Infâncias, integrado pelo Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro. 

foto: Priscila Basílio

Confira atividade prevista para este 08 de março.