Malvina Tuttman, associada ANPEd e ex-presidente do INEP, recebe medalha Chiquinha Gonzaga

Foi realizada na manhã desta quarta (30) a entrega da Medalha Chiquinha Gonzaga, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A solenidade, organizada pelo vereador Reimont, ocorreu no Auditório do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim). Dentre as mulheres reconhecidas pela honraria está Malvina Tuttman, associada da ANPEd e ex-presidente do INEP. A condecoração foi entregue pelas mãos da vice-presidente Sudeteste da Associação, Maria Luiza Sussekind. 

Colega de departamento, Sussekind afirmou em sua fala que aprendeu a admirar cada dia mais a capacidade de Tuttman de agregar diferentes nas lutas em defesa do pacto democrático de 1988, da LDB do ECA e em espaços como o CNE. "Para mim, Malvina é um sinônimo da defesa do próprio projeto de educação republicana e democrática para um Brasil soberano que ainda precisamos (re)construir".

Por fim, a integrante da diretoria ANPEd mais Presente afirmou que Malvina é uma intelectual ativista que dá a essa medalha a imagem da luta contra todas as formas de opressão na defesa da educação que valoriza os trabalhadores da educação, que se faz nos cotidianos das universidades e escolas em diálogo com as comunidades escolares, com atenção aos Direitos Humanos e parceria com os movimentos sociais, numa dinâmica de democratização, humanização e solidariedade.

A Medalha Chiquinha Gonzaga foi criada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de homenagear personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União, Estados e Municípios. As demais homenageadas desta edição foram Leila Tavares, Maria Aparecida Carvalho, Rosa Alvarenga, Anazir Maria de Oliveira, Milena Salgueiro e Maria de Fátima da Silva.

Mais sobre Malvina Tânia Tuttman

 Iniciou seus estudos em educação na graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1976), também é mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004).  Iniciou sua carreira como professora do ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro em 1969.

Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), instituição da qual foi Diretora da Escola de Educação, Pró-Reitora de Extensão e Reitora, eleita por dois mandatos consecutivos, nos períodos de 2004-2008 e 2008-2011. Em janeiro de 2011. Assumiu a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entre 18 de janeiro de 2011 e 26 de janeiro de 2012.

Em 2012, passou a ser membro do Conselho Nacional de Educação - CNE, da Câmara de Educação Básica, e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro - CEE/RJ, também da Câmara de Educação Básica. Desde 2013, representa o CEE/RJ no Fórum Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro. Foi Presidente do Conselho de Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ), eleita, por dois mandatos: 2017-2019 / 2019-2020. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro - CEE/RJ, também da Câmara de Educação Básica.