Live ANPEd: Presente na Quarentena | EaD é tema desta quarta (15) e contará com tradução de libras

Tem início nesta quarta-feira (15), às 16h, a programação de Lives ANPEd Presente na Quarentena. O primeiro tema a ser discutido será Educação a Distância (EaD), tendo como convidada a professora-doutora Edméia Santos (UFFRJ), com mediação da presidente da Associação, Geovana Lunardi (UDESC). De forma coerente com a defesa de uma educação pública e inclusiva, as lives da ANPEd contarão com tradução simultânea de libras para surdos, conduzida pelo intérprete/tradutor Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ).

A transmissão acontece pelo Facebook da ANPEd.

A Educação a Distância (EaD) tem sido colocada como alternativa imediata à quarentena durante a pandemia de coronavírus. Tal contexto, no entanto, traz grandes preocupações aos pesquisadores da área em frentes diversas, como metodologia, legislação, inclusão/exclusão digital e impactos na pesquisa e aprendizado.

Coordenadora do GT 16 da ANPEd (Educação e Comunicação), Edméa Santos é professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre e doutora em Educação pela UFBA, pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-Portugal, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. É Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores e é editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. 

No dia 22 de abril (quarta), o tema da live da ANPEd será " COVID-19 e pessoas com deficiência". A transmissão também contará com tradução de libras.