Live ANPEd | 28.04 (quarta) | "Universidade Popular dos Movimentos Sociais e Ecologia de Saberes na Formação"

Live ANPEd terá como tema nesta quarta, 28 de abril, "Universidade Popular dos Movimentos Sociais e Ecologia de Saberes na Formação". O bate-papo acerca da UPMS, suas ações e horizontes contará com a presença de Cláudia Rose (Museu da Maré), Rafa Rafuagi (Rapper), Cheron Moretti (UNISC), Fábio Merladet (UPMS), Carla Liane (UNEB) e Salomão Hage (UFPA), com mediação de Maria Luiza Sussekind (UNIRIO), Primeira Secretária da ANPEd.

O projeto da Associação integra as Quartas da Educação, junto a outras importantes entidades da área. A transmissão acontece pelo Youtube Facebook da ANPEd Nacional.
 
Sobre os participantes
Carla Liane é Doutora em Ciências Sociais e Professora Titular da UNEB. É Líder dos Grupos de Pesquisas: Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho - INTERGESTO; e SANKOFA: Negritude, PanAfricanismo e Subalternidades.
 
Cheron Z. Moretti é Doutora e Mestre em Educação, Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc-RS. Tem se preocupado em pesquisar temas relacionados à América Latina, como: Educação Popular, Alternativas e ideias pedagógicas, (Des)Colonialidade do Conhecimento e Insurgência como princípio educativo.

Cláudia Rose Ribeiro da Silva nasceu na Baixa do Sapateiro, uma das comunidades que fazem parte da favela da Maré, no Rio de Janeiro. Mestre pela FGV-RJ, é professora de História da Rede Pública do município do Rio de Janeiro há 26 anos, lecionando atualmente no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA Maré), escola exclusiva de EJA. É co-fundadora do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), instituição criada em 1997; e do Museu da Maré, fundado em 2006. 

Fábio André Diniz Merladet é Doutor em “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” pela Universidade de Coimbra e coordenador da Universidade Popular dos Movimentos Sociais desde 2012.

Rafa Rafuagi é organizador do curso de extensão "UPMS Vozes da Periferia - Pedagogias do Sul Global: Aportes para o diálogo entre Movimentos Sociais e saberes insurgentes". É MC do grupo de rap Rafuagi, premiado nome da Cultura Hip Hop do Brasil, reconhecido internacionalmente. Entre parcerias musicais, destacam-se nomes como Emicida, MV Bill e o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, entre muitos outros. É militante do movimento negro nacional.

Salomão Antônio Mufarrej Hage é doutor em Educação e professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, e integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo