Lançamento de ebook "Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos" - 10/12 - UNIRIO

Será lançado no dia 10 de dezembro (quinta-feira), na UNIRIO, o Ebook "Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos", coordenado por Osmar Fávero e Elisa Motta. O lançamento ocorrerá às 19h no Auditório Paulo Freire da universidade (Av. Pasteur n. 458 - Urca - Rio de Janeiro).

Os dois pesquisadores, que conduziram o projeto durante 10 anos, participarão de uma mesa no mesmo dia, também na UNIRIO, durante o seminário "Documentação, Memória e História da Educação no Brasil", organizado pela ANPEd em parceria com a Secadi/MEC. A mesa 1, com a temática geral "Educação do campo e educação popular: memória, história e perspectiva", acontece entre 9h15 e 11h no Auditório CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.

E Book Educ Popular.Preview

Conheça mais sobre o Ebook "Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos"

Sua elaboração foi coordenada, durante dez anos, por Osmar Fávero e Elisa Motta e a produção feita, em 2015, por De Petrus et Alli Editora.
Os três DVD-Rom contidos no e-book, intitulados Educação Popular I e II e Educação de Jovens e Adultos, reúnem a documentação relativa à memória da educação popular, oriunda dos movimentos do final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960, assim como a produção relativa aos trabalhos de assessoria das agências e centros de educação popular, atuantes de meados dos anos de 1970 até os dias atuais. Reúnem também a documentação que foi possível localizar da educação de jovens e adultos, especialmente atividades governamentais nessa área. Esse conjunto representa parte significativa das duas mil fontes documentais contidas no acervo organizado pelo NEDEJA – Núcleo de Documentação e Estudos em Educação de Jovens e Adultos,da UFF – Universidade Federal Fluminense.

Compreendem projetos, programas e propostas, documentos instituidores de campanhas e movimentos, relatórios de experiências, depoimentos, entrevistas, livros, artigos, teses e dissertações e especialmente material didático, entendido em sentido amplo: cartilhas e livros de leitura, conjuntos para professores e alunos, folhetos de cordel, vídeos, filmes, fotos, diapositivos etc. Muitos desses materiais são exemplares raros, originais ou únicos, recolhidos em arquivos particulares, documentos salvos do pouco apreço à preservação de nossa memória ou que sobreviveram à desestruturação dos movimentos populares ocorrida no país após o golpe de 1964, guardados em situações adversas: embaixo de caixas d’água, no teto de igrejas ou mesmo enterrados.e à suspensão de atividade ou extinção de programas e experiências, mesmo governamentais, em períodos posteriores.A coleção não é completa, mas representa contribuição importante, pois a história da educação de adultos e da educação popular e mesmo a história mais recente da educação de jovens e adultos não aparecem nos livros de história da educação brasileira.