Inscrições para Espaço Cinema da 39ª ANPEd prorrogadas até 28 de junho

O Espaço Cinema da 39ª Reunião Nacional da ANPEd contará este ano com três mostras organizadas no âmbito da Associação, com chamada aberta a envio de filmes e vídeos de pesquisa, além do Cine Clacso, com curadoria de filmes pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais.

As inscrições foram prorrogadas até 28 de junho. Clique aqui, acesse o site do evento e faça sua inscrição.

Associados quites com a anuidade poderão submeter trabalhos audiovisuais para o III Curta ANPEd, X Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação e para a I Mostra de vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de o a 6 anos em creches e pré-escolas. Cada mostra possui características de curadoria e especificações para inscrições, como tempo limite do filme e público-alvo. As regras, no entanto, estão em chamada unificada para as três mostras. O resultado será divulgado no dia 10 de agosto, com data limite de 30 de agosto para inscrição de autores de filmes selecionados e pagamento da inscrição no evento.

Acesse a Chamada Completa

Os filmes e vídeos deverão ter sido produzidos entre os anos de 2014 e 2019, não excedendo a duração, incluindo os créditos, de 25 minutos para a III Curta ANPEd, de 30 minutos para X Mostra de videodocumentários Trabalho Educação e de 5 minutos para a I Mostra de vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas. É vedada a inscrição de mais de um filme por autor ou coautor e vídeos de propaganda institucional.

A ANPEd emitirá certificado para os filmes exibidos na 39ª Reunião Nacional. Confira o Canal Curta ANPEd para assistir aos filmes das edições anteriores. Os filmes selecionados serão exibidos durante a 39ª Reunião Nacional da ANPEd que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de Outubro de 2019, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

É visível ao longo dos últimos anos um crescente investimento de pesquisadores da área de educação em potencialidades conceituais e metodológicas do audiovisual, tanto na comunicação de resultados de pesquisa quanto na experimentação de linguagens que incidem sobre a interpretação dos resultados de investigações realizadas em diferentes espaçostempos educativos. As três mostras integradas nesta chamada compartilham a mesma preocupação de propiciar o diálogo sobre o audiovisual ao longo da programação da Reunião Nacional da ANPEd.

III Curta ANPEd - MOSTRA NACIONAL DE FILMES DE PESQUISA

A mostra organizada pela Diretoria da ANPEd estará aberta a associadas/os que tenham produzido filmes de pesquisa nas áreas da Educação e das Ciências Humanas e Sociais. Exibirá filmes de pesquisa ancorados em diferentes propostas de realização: documentários, filmes experimentais, obras de ficção e videoartes. Ressalta-se, para fins de seleção dos filmes que serão exibidos, a importância de que a obra se relacione com contextos de investigação e/ou questões teórico-metodológicas que dialoguem com temáticas educacionais. Os proponentes podem ser da área da Educação ou da ampla área de Ciências Humanas e Sociais.

X Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação

É organizada pela coordenação do GT Trabalho-Educação (GT09) e estará aberta a associadas/os que tenham produzido filmes relacionados com as atividades do GT Trabalho-educação e temáticas afins. A mostra consiste em um espaço para exibição e debate dos videodocumentários selecionados, em que se busca refletir sobre as potencialidades da linguagem audiovisual e de seus temas como leituras da produção da existência humana no mundo atual. O objetivo principal desta mostra é valorizar a produção audiovisual, cultural e artística, principalmente a realizada por estudantes e pesquisadores. Serão aceitos para a inscrição videodocumentários das mais variadas categorias (animação ou live-action, ficção, documentário, experimental) relacionados às temáticas da mostra.

I Mostra de vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de o a 6 anos em creches e pré-escolas

O objetivo das mostras de filmes de pesquisa, videodocumentários e vídeos voltados a formação de professoras/es de crianças de o a 6 anos em creches e pré-escolas no encontro nacional da ANPEd é estimular a reflexão conjunta entre interessados no uso das imagens e sons no processo de produção de pesquisas e conhecimentos.