GT 16 da ANPEd lança blog com live sobre Educação e Comunicação

Aconteceu nesta nesta quarta (01) live de lançamento do blog do GT 16 da ANPEd - Educação e Comunicação, a partir das 19h. A atividade pode ser assistida por aqui, com palestras dos professores Nelson Pretto (UFBA) e Rosa Maria Bueno Fischer (UFRGS). O blog traz informações e ações do GT, notícias, eventos e editais, dentre outros. Habite, divulgue e partilhe!  

Sobre o GT Educação e Comunicação

O Grupo de Trabalho Educação e Comunicação (GT-16) foi criado na 13ª Reunião Anual da ANPEd(1990), fruto da mobilização de cerca de 15 pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Na 14ª Reunião Anual da ANPEd, o GT 16 reuniu 19 pesquisadores, de 13 Instituições de Ensino Superior (UFMG, UFGO, UFRJ, UFBA, UFPE, UFSM, UFCE, UFRGS, USP, UERJ, UCP, UnB e Faculdade Anhembi Morumbi/SP), com 13 trabalhos escritos apresentados e um vídeo.

As primeiras investigações acadêmicas apresentadas no GT 16 tinham como foco temas como: Televisão, TV e criança, História da educação e o uso de imagens (fílmica e fotográfica) como fonte de pesquisa histórica, políticas dos meios de comunicação, uso do vídeo como instrumento de pesquisa. Tais temas continuam presentes no GT 16, acrescidos de outros, como Educação online, Educação e Cibercultura, Formação (inicial e continuada) e professores e TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), Inclusão digital (políticas, programas e ações), TDIC e empoderamento de minorias e grupos vulneráveis etc.

O GT 16 apresenta pluralidade de temas e de enfoques teóricos e metodológicos, no trato das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no campo da Educação e Comunicação, o que lhe confere um caráter inclusivo e multidisciplinar, na análise e na divulgação dos temas de pesquisa por ele trabalhados.