GT 10 da ANPEd e ABALF promovem Encontro dos Fóruns de Alfabetização do Brasil

A partir de iniciativa do GT 10 da ANPEd, em parceria com a ABALF, foi realizado no dia 14 de junto, por meio de plataforma virtual da Udesc, o Encontro dos Fóruns de Alfabetização do Brasil.

Os trabalhos foram abertos pela professora Silvia de Fatima Pilegi Rodrigues (UFR). A coordenadora do GT 10 enfatizou a importância do encontro na perspectiva de fortalecer a articulação entre os grupos de estudiosos da alfabetização no Brasil, manter a rede de cooperação constituída em torno da alfabetização e fomentar a criação de Fóruns Estaduais, Municipais e no Distrito Federal de Alfabetização. Estes objetivos fazem parte do FONALF – Fórum Nacional de Alfabetização criado em 2017 no III Congresso Brasileiro de Alfabetização na Universidade Federal do Espirito Santo.

Logo em seguida, o Professor Lourival José Martins Filho, Presidente da ABALF, apresentou os resultados do questionário enviado aos associados da ABALF e da ANPEd.

Com base nas respostas, destacam-se os atuais fóruns de alfabetização no Brasil.

FÓRUM ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA FLOR DO GRÃO-PARÁ

FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO DE MINAS GERAIS

FÓRUM ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO – FEARJ

FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE SÃO GONÇALO – FALE/São Gonçalo

FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO DO PARANÁ- FALPAR

FÓRUM ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DE MATO GROSSO DO SUL- FEALEMS

FÓRUM PERMANENTE DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DO ESPÍRITO SANTO - FOPALES

FÓRUM MATO-GROSSENSE DE ALFABETIZAÇÃO - FOMTALFA

FÓRUM CATARINENSE DE ALFABETIZAÇÃO – FCA

Em seguida, a professora-doutora Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ), integrante do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro, refletiu com o grupo sobre a importância dos fóruns de alfabetização e apresentou a caminhada do FEARJ, sua construção coletiva centrada no diálogo e participação - um espaço público e democrático.

A seguir foram apresentadas orientações para criação de novos fóruns no Brasil. No segundo semestre de 2022, o GT 10 da ANPEd, em parceria com a ABALF, pretende promover uma Plenária do Fórum Nacional de Alfabetização, de forma online, visando ampliar o debate em torno de ações que sensibilizem a sociedade quanto à importância e necessidade da luta pela melhoria da alfabetização no Brasil.

Documentos:

MAPEAMENTO DOS FÓRUNS DO BRASIL

APRESENTAÇÃO DO FEARJ

ORIENTAÇÕES PARA CRIAÇÃO DOS NOVOS FÓRUNS

REGIMENTO GERAL DO FÓRUM NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO