Grupos de Trabalho da ANPEd: processualidades e novas iniciativas

por Valdete Côco – UFES / Vice-presidente ANPEd: Região Sudeste

Começando 2021, lembramos o início da gestão no diálogo com os Grupos de Trabalho (GT). Início de gestão constitui estímulo a novos aprendizados que, no nosso caso, agregou desafios decorrentes das condições extraordinárias impostas pela pandemia e pelos ataques à educação, à pesquisa e à democracia. Chamados/as/es a reinvenções, investimos em manter a ANPEd atuante, compondo movimentos de ação na direção interna (implicados com a tarefa de reposicionar a atuação nos limites dos recursos disponíveis, ou seja, no modo remoto) e externa (somando forças com outras instituições, fóruns e movimentos em várias pautas). Nesses desafios, afirmando a reciprocidade de ações entre as várias instâncias da Associação, dentre as iniciativas, buscamos conhecer mais detidamente as dinâmicas de funcionamento dos GT, também com atenção aos impactos dos novos processos interativos exigidos pelo contexto que marca o início de 2020. 

A parceria com os GT no levantamento de dados foi situada na organicidade da ANPEd (Ver: https://anped.org.br/estrutura), sustentada em associados institucionais – integrantes do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Ver: https://anped.org.br/forpred?_ga=2.234528862.1927687654.1613690938-869851688.1475242108) – e associados individuais, integrantes dos GT (Ver: https://anped.org.br/grupos-de-trabalho?_ga=2.197845359.1927687654.1613690938-869851688.1475242108). Quanto aos GT, cabe lembrar uma historicidade de investimentos ligados aos processos organizativos (Ver Resolução n.º 01/2019: https://anped.org.br/sites/default/files/images/resolucao_dos_gts_versao_aprovada_na_assembleia_2019.pdf), ao reconhecimento de particularidades no funcionamento de cada coletivo temático, ao fomento de apoio e a atenção ao seu papel na rede relacional da Associação, implicado com o zelo relativo à sustentabilidade da ANPEd. 

Assim, os GT constituem espaços potentes para ampliar vínculos, visto que têm a tarefa primeira de acolhimento aos associados individuais; para mobilizar articulações na atenção ao seu escopo temático e para alcançar novos patamares de desenvolvimento e divulgação de conteúdo, de modo a fortalecer sua atuação e, consequentemente, nutrir a presença da ANPEd. Nesse contexto, sintetizamos informações, a partir da contribuição de 21 GT respondentes ao instrumento proposto pela Diretoria, atendendo também à solicitação de comunicar mais amplamente as reflexões apresentadas às coordenações dos GT (no segundo semestre de 2020).

Com relação ao perfil de coordenadores/as e vice-coordenadores/as, evidencia-se a constituição de um grupo experiente, com mais de cinco anos de participação na Associação e nos respectivos GT, permitindo assinalar um movimento formativo sistemático, favorecendo a composição qualificada dos quadros de gestão. Em relação às instituições de origem, constatam-se vinculações a universidades localizadas em todas as regiões brasileiras, com destaque para a região sudeste (em torno de 50%), onde se localiza o maior número de Programas de Pós-Graduação em Educação. Acreditamos que essa experiência, entendida no seu caráter diverso e multifacetado, constitui importante amálgama para respondermos, solidariamente e com organicidade, aos múltiplos desafios emergentes, que requerem um conjunto ampliado de atividades, por vezes, acionadas pelos GT.

Nas atividades desenvolvidas nos GT destacam-se o contato sistemático com os associados individuais, a articulação de manifestações e a produção de conteúdo. 

Na especificidade do contato com os associados e comunidade, observamos uma diversidade de iniciativas. As listas de WhatsApp (39%) e/ou e-mail (95%) atendem a fins de comunicação interna com grupos (pareceristas, orgânicos, associados ativos, etc.) e coletivo ampliado do GT, muitas vezes, não requerendo o vínculo associativo ativo. A criação de novos canais de comunicação – Facebook (26%), canais no YouTube (17%) e Instagram (8%) – atende a propósitos de expandir a comunicação, por vezes, vinculadas a representantes do GT e a realização de eventos. No conjunto, evidencia-se a potência das redes alargadas de interlocuções presentes em cada GT (com intensidade de acionamento conforme as particularidades de cada coletivo), a expectativa de ampliação da participação dos GT nos canais da ANPEd e a importância de fortalecer a comunicabilidade entre essas redes, reunindo os esforços, que expressam a qualidade do conteúdo produzido pela Associação. 

Na produção de conteúdo, dentre as atividades do GT, toma também destaque a mobilização de posicionamentos e manifestações, em articulação com a Diretoria e, se for o caso, com outros GT, no respeito aos requisitos da institucionalidade da Associação. Somam-se a essas atividades, ainda que com menor intensidade, a organização de eventos e publicações e a articulação de atividades junto a outros coletivos e instituições com atuação conexa às pautas dos GT (desenvolvimento de reuniões, eventos e pesquisas).

A partir desses dados, as iniciativas em curso/realizadas resultaram na intensificação da presença de integrantes dos GT no projeto “Live Anped, Presente na Quarentena!” e na parceria para a realização de eventos, com conteúdo disponível no canal da ANPEd (Ver: https://www.youtube.com/channel/UCtytT97deMEYG2lPZ0H87Mw) e, conforme o caso, simultaneamente, no canal do respectivo GT (por exemplo: https://www.youtube.com/channel/UC-BsBXOKHrG1ZJkt0WC2t-Q e https://www.youtube.com/channel/UCvB3XHsPH4k04_8vpIaOvGw). Também evidencia-se a mobilização para o Boletim ANPEd, com edições mensais que expressam a ampliação das contribuições dos GT (Ver: https://anped.org.br/site/boletim/boletim). Ainda, os GT responderam ativamente a questões presentes na conjuntura educacional resultando numa coleção de manifestações e posicionamentos (disponíveis em https://anped.org.br/noticias). Ademais, registramos a realização de pesquisas em parceria (informações em: https://anped.org.br/news/trabalho-remoto-e-direitos-trabalhistas-na-educacao-infantil-em-tempos-de-pandemia-o-que) e a organização de publicações (https://anped.org.br/news/chamada-para-capitulos-de-e-book-do-gt-03-movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-da), além da realização de eventos e a atuação colaborativa no desenvolvimento das reuniões regionais. 

Na realização de suas atividades, evidencia-se uma dinâmica de funcionamento interno envolvendo distintos interlocutores, com uma abrangência que envolve a articulação da coordenação com vice-coordenação, coletivo do GT, grupo de orgânicos (sêniores, notáveis, experientes), comitê científico e “ad hocs” (enumerados conforme a intensidade da incidência). De maneira geral, captam-se possibilidades de ampliação das interlocuções, tanto no âmbito interno dos GT quanto na inclusão de novos associados, repercutindo na expansão de atuação. Na articulação desse funcionamento interno – retratado com detalhamento nos relatórios anuais de cada GT – com a Diretoria, destacam-se registros relativos a proposições, combinados com a observação de esforços, avanços e solidariedades, no reconhecimento da qualidade das ações da ANPEd.

Assim, aprendemos muito até aqui, em especial, na interação com a múltiplas dinâmicas, atividades e demandas mobilizadas pelos GT. Novos aprendizados virão, em especial, neste ano de realização da 40ª Reunião Nacional. Reconhecendo os esforços dos pares e sabendo que os desafios perdurarão, almejamos continuar a nutrir possibilidades de ação, instando reflexões e incidindo nas lutas que se impõem à educação e à pesquisa, em articulação com a defesa da vida, da democracia e da justiça social. No pertencimento à ANPEd, seguimos juntos/as/es e solidariamente em 2021!