Geovana Lunardi (ANPEd) assumirá conselho da SBPC para área de Humanas; Janine Ribeiro é reeleito presidente

com informações de JC Notícias

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou o resultado das eleições de 2023, e o filósofo, professor titular da USP e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi reeleito para a Presidência da instituição. A presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi (Udesc), assumirá a vaga de conselheira da área de Humanas dentre as associações filiadas. Os eleitos serão empossados no dia 27 de julho durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, com mandato de dois anos, que se estenderá até julho de 2025.

Uma conquista notável da SBPC é a manutenção da composição majoritariamente feminina de sua Diretoria. Sete mulheres cientistas foram eleitas para cargos-chave, destacando a importância da representatividade no campo científico. Ao lado de Janine Ribeiro, Francilene Procópio Garcia, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP, foram eleitos vice-presidentes. Além de Francilene Procópio Garcia, Claudia Linhares Sales, professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi reeleita secretária-geral.

O processo de votação teve início em 29 de maio e contou com a participação dos sócios ativos votantes, ou seja, aqueles que estavam em dia com a anuidade referente a 2023 e/ou 2022 até o dia 24 de maio. A votação se encerrou nessa segunda-feira, 19 de junho e a apuração dos votos ocorreu na manhã desta terça-feira, 20.

Conselho e Secretarias Regionais

Além da eleição da Diretoria, a SBPC também realizou eleições para renovação de parte do Conselho e das Secretarias Regionais. Comporão o Conselho da SBPC, como representantes das Sociedades Científicas Afiliadas, com mandato de julho de 2023 a julho de 2025: Humanas: Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti (suplente), Biológicas e da Vida: Eduardo Colombari e Fernando Rosado Spilki (suplente), e Exatas e Tecnológicas: Denise Maria Zezell e Eliana Silva de Almeida (suplente).

O processo seguiu as diretrizes estatutárias, com candidaturas regionais em diferentes áreas do País. Diversos candidatos concorreram em cada região, e os eleitos reforçarão a representatividade e o compromisso da SBPC em promover a ciência em todo o território brasileiro.

Para os estados que compreendem a área A (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), em que havia uma vaga em disputa, foi eleito José Luiz de Souza Pio.

Nos estados da área B (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), dois candidatos concorreram a duas vagas. Os eleitos foram Rosângela Janja Costa Araújo e Armênio Aguiar dos Santos.

Nos estados da área C, que compreende o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, três candidatos concorreram a três vagas. Os eleitos foram Nilma Lino Gomes, Ronaldo Pilati e Marcos Assunção Pimenta.

Na área D, que engloba os estados Espirito Santo e Rio de Janeiro, oito candidatos concorreram a quatro vagas. Os eleitos foram Luiz Davidovich, Ligia Bahia, Eliane Volchan e Cristina Engel de Alvarez.

Em São Paulo, região da área E, sete candidatos concorreram a 4 vagas. Os eleitos foram Soraya Smaili, Glaucius Oliva, Angela Kaysel Cruz e Marie Anne Van Sluys.

Para a última região, a área F (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), três candidatos concorreram a uma vaga. O eleito foi André de Ávila Ramos.