GAFCE/RJ - Carta Aberta para Conselheiros(as) Escolares CARTA ABERTA PARA CONSELHEIROS(AS) ESCOLARES RIO DE JANEIRO, AGOSTO DE 2021

Prezado(a) Conselheiro(a) Escolar,

Somos o Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro - GAFCE-RJ e estamos presentes em 62 municípios, articulando ações que possibilitem a concretização do princípio constitucional da gestão democrática por meio dos Conselhos Escolares.

Nosso objetivo hoje é falar especialmente para você, que é conselheiro ou conselheira escolar, sobre esse momento singular que a Educação está atravessando. Estamos retornando às atividades presenciais em muitos municípios e neste ensejo, vamos precisar de todo mundo: dos(as) secretários(as) de educação, dos diretores(as) das Unidades Escolares, dos(as) profissionais da educação, dos alunos e alunas e principalmente das famílias.

Neste longo período de interrupção das aulas presenciais e de isolamento social, a escola e as famílias estreitaram laços que possibilitaram a continuidade das aulas de forma remota utilizando ferramentas possíveis e adaptadas a cada realidade. A escola entrou na casa das famílias, agora é preciso que as famílias entrem na Escola! Entrem para participar, para acompanhar e dialogar!

É tempo de planejar. Como acolher os(as) profissionais da educação, os(as) estudantes e as famílias de forma segura? Como recuperar e promover a aprendizagem? Como reorganizar a escola para atender os protocolos sanitários e continuar executando a sua Proposta Pedagógica e função social? Como e onde aplicar os recursos financeiros? Como realizar a busca ativa dos(as) alunos(as) e tantos outros desafios que precisaremos enfrentar. Mas, precisamos pensar e realizar juntos e em parceria: Escola e Família! Nesse sentido, a escola para desenvolver a parceria com a família, precisa ser democrática. Portanto, é necessário que se instaure e fortaleça a gestão democrática em cada instituição de ensino.

O Conselho Escolar pode e deve garantir a participação de familiares dos estudantes dentro da escola. Esta possibilidade de consultar e deliberar significa manter portas abertas às famílias, pois cada uma, em sua potencialidade, pode contribuir em prol de promover uma educação de qualidade de ensino para todos da escola.

Consideramos ser importante e fundamental esse envolvimento e essa participação em todos os níveis de ensino. Muitas são as dificuldades a serem superadas, mas lembramos que poucas famílias têm a capacidade para mudarem sozinhas esta situação, sendo essencial a cooperação de toda comunidade escolar.

Diante de mais esse desafio, o GAFCE/RJ convida VOCÊ para mobilizar sua comunidade escolar e buscar meios para atrair os familiares à escola e torná-los parceiros no processo da aprendizagem dos(as) educandos(as).

Abraços fraternos!

Coordenação Estadual do GAFCE/RJ 

GRUPO ARTICULADOR DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - GAFCE/RJ

Clique aqui e acesse a carta em PDF.